Prêmio Colunistas Design

O QUE INSCREVER
Podem concorrer ao Colunistas Design trabalhos que demonstrem a utilização das técnicas de design para solucionar problemas de comunicação ou informação entre empresas e instituições e seus públicos.
Não cabem aqui peças ligadas à moda, decoração ou produto sem vinculação a objetivos comerciais ou institucionais de marca de qualquer natureza.

OS PRÊMIOS
• O júri do Colunistas Design poderá conceder Diplomas de Ouro, Prata e Bronze nas diversas categorias da premiação.
• Entre os trabalhos premiados com Diplomas de Ouro, poderão ser concedidos os seguintes Grandes Prêmios.
  • Grande Prêmio de Case de Design.
  • Grande Prêmio de Design Ambiental.
  • Grande Prêmio de Branding ou Design Corporativo.
  • Grande Prêmio de Embalagem.
  • • Para o profissional, empresário e empresa que mais tenham se destacado na região e no período abrangidos pela premiação, a partir de seu histórico e sua contribuição para o desenvolvimento da atividade:
  • Grande Prêmio de Empresa de Design do Ano.
  • Grande Prêmio de Empresário de Design do Ano.
  • Grande Prêmio de Profissional de Design do Ano.

  • CATEGORIAS
    CASES DE DESIGN
    Projetos de média e longa duração, que envolvem o diagnóstico do problema de comunicação visual do cliente, o estabelecimento de estratégias criativas e a aplicação do material criado como solução.
    101 Case de Design Ambiental
    Cases que apresentem os problemas, as estratégias e as soluções adotadas para aplicação em ambiente interno ou externo da empresa, para informar, orientar ou interagir com o público-alvo.
    102 Case de Branding ou Design Corporativo
    Cases que apresentem os problemas, as estratégias e as soluções adotadas para definir uma imagem única e especial para a empresa. Inclui Programa de Branding e Identidade Corporativa.
    103 Case de Design de Embalagem
    Cases que apresentem os problemas, as estratégias e as soluções adotadas para o acondicionamento de produtos do cliente.
    104 Case de Responsabilidade Social em Design
    Cases que apresentem as soluções de design de comunicação que tenham gerado benefícios para a sociedade, através de sustentabilidade, proteção ao meio ambiente, melhoria no acesso aos produtos ou serviços, distribuição de renda, educação etc.
    DESIGN AMBIENTAL
    Peça ou conjunto de peças que interfira no ambiente em que for instalado ou se utilize dele para informar, orientar ou interagir com o público-alvo.
    201 Peça ou Conjunto de Peças de Sinalização
    Materiais criados com a finalidade de informar ou orientar o público-alvo quanto à melhor utilização do espaço em questão.
    202 Peça ou Conjunto de Peças de Merchandising de Produto
    Materiais criados para aplicação em pontos-de-venda, com a finalidade de promover produtos do cliente.
    203 Peça ou Conjunto de Materiais de Merchandising de Serviço
    Materiais criados para aplicação em pontos-de-venda, com a finalidade de promover serviços do cliente.
    204 Banner, Faixa ou Estandarte
    Material rígido ou flexível, de utilização temporária, utilizado na decoração ou comunicação de informações relativas ao cliente. Atenção: não é banner digital
    205 Cartaz de Produto de Consumo
    Peça gráfica para afixação em paredes, muros ou assemelhados, criada para a comunicação de produto de consumo.
    206 Cartaz de Serviço
    Peça gráfica para afixação em paredes, muros ou assemelhados, criada para a comunicação de serviço.
    207 Cartaz de Produto Cultural ou de Lazer
    Peça gráfica para afixação em paredes, muros ou assemelhados, criada para a comunicação de produto cultural ou de lazer.
    208 Cartaz Social ou Comunitário
    Peça gráfica para afixação em paredes, muros ou assemelhados, criada com objetivos sociais ou comunitários.
    209 Decoração de Loja ou Vitrine
    Modificações realizadas em ponto-de-venda com o objetivo de destacar produto ou oportunidade promocional.
    210 Display de Solo
    Peça utilizada para a exibição de produto, colocada em ponto-de-venda necessariamente à altura do solo.
    211 Display de Balcão ou de Vitrine
    Peça utilizada para a exibição de produto, colocada em ponto-de-venda necessariamente em balcão ou vitrine.
    212 Display Expositor ou Dispenser
    Peça utilizada para a exibição e retirada do produto, folheto ou outro material promocional por parte do consumidor.
    213 Balcão ou Quiosque
    Estrutura, usualmente temporária, instalada em ambientes de circulação do público-alvo, com finalidade de venda ou demonstração de produto ou serviço.
    214 Estande para Feira ou Exposição
    Estande instalado em feiras, exposições ou outros eventos multimarcas. Nesta categoria, julga-se o projeto de design do estande, não as ações nele desenvolvidas.
    215 Cenografia para Evento Promocional
    Conjunto de peças utilizadas para a ambientação, identificação e sinalização de evento promocional.
    BRANDING E DESIGN CORPORATIVO
    Peça ou conjunto de peças para uso da comunicação de marketing do cliente e que se aproveitem ou reforcem, da forma mais criativa e funcional, da identidade visual da empresa.
    301 Papelaria
    Conjunto de peças de mesma identidade visual a serem utilizadas no ambiente de escritório do cliente e em suas interações pessoais, tais como papel de carta, envelope, pastas de documentos etc.
    302 Identidade Visual para Frota de Veículos
    Aplicação da marca ou outros elementos gráficos do cliente em sua frota de veículos.
    303 Assinatura, Selo ou Vinheta
    Peça de pequenas dimensões ou duração, para identificação da empresa quando aplicada em outros materiais visuais ou objetos.
    304 Marca, Símbolo Gráfico ou Logotipo
    Elemento gráfico utilizado para identificar, de forma única, qualquer empresa ou indivíduo.
    305 Design em Material Promocional
    Aplicação de programação visual institucional ou promocional em amostras e brindes diversos (canecas, camisetas etc)
    306 Capa de Disco, CD ou DVD
    Inclusive CD-Rom e DVD, promocional ou artístico.
    307 Capa de Livro ou Caderno
    Promocional ou artístico.
    308 Programa, Convite ou Comunicado
    Peça destinada a informar sobre evento, encontro, decisões etc.
    309 Broadside
    Peça gráfica normalmente utilizada em lançamento de produto, serviço ou ação promocional, com informações sobre a campanha desenvolvida a respeito.
    310 Folheto Promocional
    Peça gráfica produzida com poucas folhas, não encadernada, para distribuição personalizada ou em displays take-one.
    311 Material Técnico ou Informativo
    Catálogo, Manual, Apresentação etc.
    312 Publicação Promocional Periódica
    Newsletter, house-organ ou similar, que possa comprovar a periodicidade. É fundamental apresentar mais de uma edição para a avaliação.
    313 Calendário
    Qualquer formato: de mesa, de parede, objeto etc.
    314 Relatório de Diretoria
    Peça gráfica normalmente produzida ao final de exercícios fiscais com o objetivo de informar aos acionistas de uma empresa sobre as realizações da diretoria no período. Também engloba Relatórios Sociais.
    315 Troféu ou Símbolo Tridimensional
    Objeto entregue por mérito ou vitória a competidores de disputas de qualquer natureza.
    DESIGN DE EMBALAGEM
    Peça ou conjunto de peças para o acondicionamento de produtos de natureza diversa.
    401 Design de Embalagem em Madeira
    Peça com design original em madeira para utilização de armazenamento e transporte de produto.
    402 Design de Embalagem em Metal
    Peça com design original em metal ou similar para utilização de armazenamento e transporte de produto.
    403 Design de Embalagem em Papel, Papelão ou Similar
    Peça com design original em papel, papelão ou similar para utilização de armazenamento e transporte de produto.
    404 Design de Embalagem em Plástico, Sintético ou Similar
    Peça com design original em plástico, sintético ou similar para utilização de armazenamento e transporte de produto.
    405 Design de Embalagem em Vidro
    Peça com design original em vidro para utilização de armazenamento e transporte de produto.
    406 Embalagem Display
    Embalagem que também possa ser utilizada em balcões ou vitrines para a exibição do produto.
    407 Embalagem Multipack
    Embalagem que acondicione mais de um item de produto, da mesma linha ou não.
    408 Embalagem ou Rótulo de Alimento ou Bebida
    Arte aplicada em embalagem já padronizada para acondicionamento de alimento ou bebida.
    409 Embalagem ou Rótulo de Produto de Uso Pessoal
    Arte aplicada em embalagem já padronizada para acondicionamento de produtos de uso pessoal.
    410 Embalagem ou Rótulo de Produto para o Lar
    Arte aplicada em embalagem já padronizada para acondicionamento de produto para o lar.
    411 Embalagem ou Rótulo de Produto Técnico ou Profissional
    Arte aplicada em embalagem já padronizada para acondicionamento de produto técnico ou profissional.
    412 Embalagem Promocional
    Embalagem desenvolvida como peça integrante de campanha promocional.
    413 Saco, Sacola ou Papel para Embrulho
    Inclusive Papel de Presente.

    MATERIAIS

    Veja como apresentar seus Cases, Peças Gráficas, Materiais Tridimensionais (como Embalagens, Troféus etc.) no documento "Materiais a Serem Entregues para Julgamento".


    PREÇOS
  • Cases de Design: R$ 1.170,00
  • Peças de Design (inclusive Embalagens) - Isoladas: R$ 420,00
  • Peças de Design (inclusive Embalagens) - Conjunto com qualquer número de peças: R$ 635,00

  • São Paulo, Junho de 2018
    Armando Ferrentini - Presidente
    Marcio Ehrlich - Vice-Presidente Executivo



    Página atualizada até 13/06/2018
    Responsável: Marcio Ehrlich.