Prêmio Colunistas 2018 - Como Preparar as Suas Apresentações

Diversas premiações do Colunistas -- Mídias Integradas, Promo, Design, Inovação etc -- pedem no regulamento que sejam preparadas apresentações do tipo PowerPoint ou Keynote para serem disponibilizadas no Slideshare. Estas apresentações terão seus links publicados no site do Colunistas (www.colunistas.com), para os jurados e todo o mercado poderem conferir.

A grande pergunta que você tem que se fazer é: Quem nunca ouviu falar deste trabalho, vai entender tudo o que aconteceu depois de ver a apresentação?

Uma apresentação bem feita, portanto, ajudará muito na avaliação que os jurados do concurso farão. E ainda poderá impressionar seus prospects que visitarem o site. Aí vão algumas dicas e exemplos de como fazer isto:

1 - SEJA SUCINTO E OBJETIVO
Os jurados têm vários trabalhos para ler. Uma apresentação com mais de 40 telas só se realmente houver muita informação relevante.
Então, não gaste palavras com auto-elogios e elogios ao seu cliente. Não é isso que vai lhe garantir o prêmio.
O mais importante é mostrar o porquê de o seu trabalho merecer um prêmio. O que ele tem que o destaca em relação aos concorrentes?
Quais são os seus diferenciais? Aliás, esqueça o desgastado adjetivo "diferenciado". "Trabalho diferenciado" não significa elogio. Pode ter sido diferente para pior.
Se o trabalho teve diferenciais que o fizeram se destacar com relação ao que todo mundo faz, explique quais foram.

2 - RESPIRE
Se "escrever é cortar palavras", fazer uma apresentação é cortar parágrafos. Divida suas ideias. Coloque cada uma em uma página.

3 - AUMENTE A FONTE
As pessoas sentam-se normalmente a 70cm do monitor. Qualquer fonte com corpo menor que 12pt obriga a se aproximar da tela e torna a leitura cansativa.

4 - ILUSTRE
Uma imagem continua valendo por 1000 palavras. Seu case teve teaser? Teve convite? Teve mala-direta? E-mail Marketing? Brinde na saída? Camiseta? Banner? Anúncio? Mostre tudo o que possa enriquecer visualmente a análise do seu trabalho. Mostre o máximo de situações para envolver o jurado no clima do case.
E bote as fotos grandes. Espalhe por várias páginas. Com legendas claras para explicar o que eram.

5 - NÃO ESCONDA A VERDADE
Mostrar layout, croquis, planta, 3D etc é ótimo, se em seguida mostrar fotos de como ficou na realidade. O júri quer ver o que realmente aconteceu, não o que era para ter sido.

6 - ANIME
As apresentações em PowerPoint ou Keynote permitem inserir links, áudios e vídeos. Aproveite esta vantagem.

7 - MOSTRE RESULTADOS
Encerre sua apresentação com os números e resultados. Os mais objetivos que puder. Dizer apenas que "o cliente ficou muito satisfeito" ou que "os convidados elogiaram muito" não vai convencer ninguém. 

8 - VEJA OS EXEMPLOS
Aqui estão alguns cases premiados em anos anteriores que souberam aproveitar bem o uso de fontes de fácil leitura, ilustrações, links e vídeos embutidos:
• Pôneis Malditos (Agência: Lew, Lara. Cliente: Nissan. Grand Prix no Colunistas Propaganda Brasil)
• Feira da Loucura Por Sapatos (Agência: SPR. Cliente: Fenac. Prata no Colunistas Promo Rio Grande do Sul)
• Bloco Azul (Agência: Rio360. Cliente: TIM. Bronze no Colunistas Promo Rio de Janeiro)

São Paulo, Junho de 2018




Página atualizada até 13/06/2018