Dicas Para Boas Apresentações

Diversas premiações do Colunistas — Mídias Integradas, Promo e Live, Design, Inovação etc — pedem no regulamento que sejam preparadas apresentações do tipo PowerPoint ou Keynote para serem disponibilizadas no Slideshare. Estas apresentações terão seus links publicados no site do Colunistas, para os jurados e todo o mercado poderem conferir.
A grande pergunta que você tem que se fazer é:
Quem nunca ouviu falar deste trabalho, vai entender tudo o que aconteceu depois de ver a apresentação?
Uma apresentação bem feita, portanto, ajudará muito na avaliação que os jurados do concurso farão. E ainda poderá impressionar seus prospects que visitarem o site. Aí vão algumas dicas e exemplos de como fazer isto:

1 – SEJA SUCINTO E OBJETIVO

Os jurados têm vários trabalhos para ler. Uma apresentação só deve ter mais de 40 telas se realmente houver muita informação relevante.
Então, não gaste palavras com auto-elogios e elogios ao seu cliente. Não é isso que vai lhe garantir o prêmio.
O mais importante é mostrar o porquê de o seu trabalho merecer um prêmio. O que ele tem que o destaca em relação aos concorrentes?
Quais são os seus diferenciais? Aliás, esqueça o desgastado adjetivo “diferenciado”. “Trabalho diferenciado” não significa elogio. Pode ter sido diferente para pior.
Se o trabalho teve diferenciais que o fizeram se destacar com relação ao que todo mundo faz, explique quais foram.

2 – RESPIRE

Se “escrever é cortar palavras”, fazer uma apresentação é cortar parágrafos. Divida suas ideias. Coloque cada uma em uma página.

3 – AUMENTE A FONTE

As pessoas sentam-se normalmente a 70cm do monitor. Qualquer fonte com corpo menor que 12pt obriga a se aproximar da tela e torna a leitura cansativa.

4 – ILUSTRE

Uma imagem continua valendo por 1000 palavras. Seu case teve teaser? Teve convite? Teve mala-direta? E-mail Marketing? Brinde na saída? Camiseta? Banner? Anúncio? Mostre tudo o que possa enriquecer visualmente a análise do seu trabalho. Mostre o máximo de situações para envolver o jurado no clima do case.
E bote as fotos grandes. Espalhe por várias páginas. Com legendas claras para explicar o que eram.

5 – NÃO ESCONDA A VERDADE

Mostrar layout, croquis, planta, 3D etc é ótimo, se em seguida mostrar fotos de como ficou na realidade. O júri quer ver o que realmente aconteceu, não o que era para ter sido.

6 – ANIME

As apresentações em PowerPoint ou Keynote permitem inserir links para áudios e vídeos. Aproveite esta vantagem.

7 – MOSTRE RESULTADOS

Encerre sua apresentação com os números e resultados. Os mais objetivos que puder. Dizer apenas que “o cliente ficou muito satisfeito” ou que “os convidados elogiaram muito” não vai convencer ninguém.

8 – VEJA OS EXEMPLOS

Aqui estão alguns cases premiados em anos anteriores que souberam aproveitar bem o uso de fontes de fácil leitura, ilustrações, links e vídeos embutidos:
Pôneis Malditos (Agência: Lew, Lara. Cliente: Nissan. Grand Prix no Colunistas Propaganda Brasil)
• Feira da Loucura Por Sapatos (Agência: SPR. Cliente: Fenac. Prata no Colunistas Promo Rio Grande do Sul)
• Bloco Azul (Agência: Rio360. Cliente: TIM. Bronze no Colunistas Promo Rio de Janeiro)