O que é o Prêmio Colunistas


Há 51 anos escrevendo a História da Comunicação de Marketing Brasileira

O Prêmio Colunistas é a mais antiga e tradicional premiação de comunicação de marketing do Brasil, criada quando Armando Ferrentini, Eloy Simões e Cícero Silveira, que escreviam colunas sobre publicidade na imprensa -- daí o nome da premiação --, decidiram criar um prêmio com a visão dos jornalistas especializados para destacar os trabalhos mais criativos da produção publicitária nacional.

É oferecido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), entidade presidida por Armando Ferrentini e tendo Marcio Ehrlich como vice-presidente executivo e coordenador nacional da premiação.

Seu primeiro julgamento aconteceu no final de 1967, analisando exclusivamente trabalhos de Publicidade inscritos por agências de São Paulo. A primeira festa de premiação aconteceu em janeiro de 1968.

Tanto os júris regionais quanto o júri do Colunistas Brasil são formados por jornalistas especializados em comunicação de marketing quanto por profissionais de capacidade reconhecida dos setores cobertos pelas premiações, o que permite uma avaliação multifacetada dos trabalhos concorrentes.

Ainda é o maior prêmio da publicidade brasileira, tendo, em 2007, na sua 40ª versão, analisado 4836 peças de 191 agências de publicidade, para 1050 empresas anunciantes.

PRIMEIROS DESDOBRAMENTOS

A partir de 1982, o Colunistas passou a julgar também a área de Marketing Promocional, no que é hoje chamado de Colunistas Promo. E em 2009 foi criado o Colunistas Design.

Assim, enquanto o Colunistas Propaganda premiava os melhores trabalhos em todas as mídias (jornal, revista, rádio, mídia exterior, mídia alternativa, mídia digital, cinema, televisão e internet), o Colunistas Promo analisava cases, eventos, ações e materiais promocionais, assim como trabalhos de marketing direto. E o Colunistas Design julga peças voltadas ao Design Ambiental, Branding e Design Corporativo.

MODERNIZAÇÃO

Desde 2015, a premiação tem recebido diversas modernizações, passando a seguir formatos internacionais de premiações de Comunicação de Marketing. O Colunistas Propaganda foi desmembrado e os jurados passaram a analisar os trabalhos em 14 diferentes áreas: Mídias Integradas, Filme, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Digital, Branded Content, Mídia, Técnica, Promo e Live, Marketing Direto, RP, Design e Inovação.

REGIONALIZAÇÃO

Em razão da grande abrangência da premiação, logo nos primeiros anos o Colunistas passou a segmentar o país em regionais, para poder focar o julgamento nas características diferentes de cada mercado. Hoje, o processo seletivo é dividido em seis fases regionais: Colunistas Norte-Nordeste (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins), Colunistas Brasília, Colunistas Centro-Leste (Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Colunistas Rio de Janeiro, Colunistas São Paulo, Colunistas Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

São dadas medalhas de ouro, prata e bronze para os ganhadores em cada região, sendo que os vencedores das medalhas de ouro competem entre si no Prêmio Colunistas Brasil, onde apenas medalhas de ouro são concedidas.

Links: Através dos Anos - Sobre - Fale Conosco

Página implantada em 17/01/2013
Atualizada até 16/06/2018