XXI PRÊMIO COLUNISTAS NACIONAL 1988


Ata da Premiação
Data de Julgamento: 23-24/ABR/1988
Ano de Referência dos Trabalhos: 1987

Jurados: Antoninho Pereira Rossini, Armando Ferrentini, Eloy Simões, Fernando Vasconcelos, Francisco Alberto Madia de Souza, Genilson Gonzaga, Jomar Pereira da Silva, José Cláudio Maluf, José Roberto Withaker Penteado Filho, Lúcia Leme, Marcia Brito, Marcio Ehrlich, Nelson Varón Cadena, Roberto Simões e Sílvia Dias de Souza.

GRANDES PRÊMIOS

AGÊNCIA DO ANO: W/GGK
"Pelo seu excepcional desempenho empresarial e criativo, representando uma efetiva renovação no mercado publicitário brasileiro."

PUBLICITÁRIO DO ANO: Eduardo Fischer
"Por seu notável posicionamento criativo, cujos reflexos têm-se feito notar tanto no produto publicitário quanto no comportamento empresarial de sua agência Fischer, Justus, Young & Rubicam."

PROFISSIONAL DE PROPAGANDA DO ANO: Márcio Moreira
"Por representar a maturidade da propaganda brasileira, destacando-se como profissional de criação a nível do mais exigente mercado publicitário mundial — o dos EUA ­ com uma atuação de reconhecida competência em todos os países onde a McCann atua".

ANUNCIANTE DO ANO: Nestlé
"Pela orientação altamente profissional de sua comunicação com o mercado, prestigiando e incentivando o trabalho das agências de propaganda estabelecidas no País".

VEÍCULO DO ANO: SBT - Sistema Brasileiro de Televisão
"Pelo reposicionamento mercadológico — através da melhoria de seu produto, de sua equipe profissional, de seus mecanismos de comercialização e de sua comunicação com o mercado — que o levou a assumir efetivamente a importante posição de vice-liderança no mercado brasileiro de televisão".

DESTAQUES DO ANO:
• Revista Imprensa: "Por seu surgimento no mercado editorial brasileiro".
• Exclam: "Por sua expansão a nível nacional".
• Salles: "Pela conquista da conta integral da Ford".
• Ministério da Saúde: "Pela utilização da comunicação como vacina da Aids".
• Caixa Econômica Federal: "Pela criação de sua Superintendência de Marketing".
• Jornal do Commercio: "Por seus 160 anos"
• Varig: "Pelos seus 60 anos".

CAMPANHA DO ANO: "O mundo está no Globo."; da Contemporânea para O Globo.
Criação: Mauro Matos e Cristóvão Martins.
Produção: GCG/Jorge Barcellos.
Atendimento: Milton Santana.
Aprovação: Luiz Eduardo Vasconcellos.

ANÚNCIO DO ANO: "Vice-Liderança", da W/GGK para o SBT
Criação: Washington Olivetto (D.C), Nizan Guanaes, Rose Ferraz e Roberto Cipolla
Atendimento: Alberico Cilento.
Aprovação: Hilton Madeira

COMERCIAL DO ANO: "Primeiro Sutiã", da W/GGK para Valisere
Criação: Washington Olivetto (D.C.), Rose Ferraz e Camila Franco
Produção: Espiral
Direção: Júlio Xavier da Silveira
Atendimento: Affonso Serra Junior
Aprovação: Aron Rosset

FONOGRAMA DO ANO: "Keep Cooler", da Expressão para a Vinícola Aurora
Criação: Inga

OUTDOOR DO ANO: "O primeiro Valisere a gente não esquece", da W/GGK para a Valisere
Criação: Washington Olivetto (D.C), Nizan Guanaes e Gabriel Zellmeister
Atendimento: Affonso Serra Junior
Aprovação: Aron Rosset


MEDALHAS


• CAMPANHA DE MERCADO AGROPECUÁRIO
PRATA: "Homens", da Esquire para Cyanamid Química do Brasil

• COMERCIAL DE MERCADO ALIMENTÍCIO
OURO: "Goma Diferente" (série), da Artplan e Zohar para Lab. Canone/Tabletes Valva
PRATA: "Tabuleta", da Norton e EB para Nestlé/Macarrão

• CAMPANHIA DE MERCADO ALIMENTÍCIO
OURO: "Namorados", da ALMAP para Kibon/Chicabon

• COMERCIAL DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
BRONZE: "Aeroporto", da Artplan e Blow-Up para Brahma/Malt 90

• FONOGRAMA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
OURO: "Rola papo", da Progress e MCR para Antarctica/Cerveja

• CAMPANHA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
OURO: "Vinhetas Brahma Chopp", da Salles para Brahma/Brahma Chopp

• CAMPANHA DE BEBIDAS NÃO-ALCOÓLICAS
OURO: "Casal Yoplight", da Norton para Lacesa/Iogurte
PRATA: "Águas de Março II", da McCann-Erickson para Coca-Cola Indústrias

• COMERCIAL DE MERCADO DE BELEZA
OURO: "Feia", da W/GGK e Jodaf para Max Factor/Cosméticos
PRATA: "Bote a boca no mundo" (série), da SYM e Cinema Centro para Laborat. Sardalina/Boka Loka

• COMERCIAL DE BENS, SERVIÇOS E INSUMOS lNDUSTRIAIS
OURO: "Colheitadeira 8055: Nave Espacial", da Associados e Sir para New Holland Máquinas

• OUTDOOR DE CAMA, MESA E BANHO
OURO: "Artex apresenta os prazeres" (série), da DPZ para Artex

• CAMPANHA DE CAMA, MESA E BANHO
OURO: "Campanha Artex", da DPZ para Artex

• COMERCIAL COMUNITÁRIO
OURO: "A Bahia ninguém divide", da DM-9 e Blow-Up para Ass. Legislativa da Bahia
PRATA: "Mensagem de Natal", direto e Jodaf para Ação Natural
BRONZE: "Santa Felicidade", da Umuarama e Sir para Banco Bamerindus do Brasil

• ANÚNCIO COMUNITÁRIO
OURO: "Amor não mata", da VS/Denison/Módulo para Ministério da Saúde

• CAMPANHA COMUNITÁRIA
OURO: "Educação para o trânsito (Prevenção)", da MPM para Ipiranga.
PRATA: "Aids — Você precisa saber evitar", da VS/Denison/Módulo para Ministério da Saúde
BRONZE: "Grande liquidação Anual", da Standard Ogilvy para Associação In Natura

• OUTDOOR DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO
OURO: "O mundo está no Globo" (série), da Contemporânea para O Globo

• CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO
PRATA: "Domingo tem tri", da DM-9 para Tribuna da Bahia

• COMERCIAL DE ELETRODOMÉSTICOS
OURO: "Revista à Tropa", da McCann-Erickson e CPU para Black & Decker/Ferro Teflon II

• CAMPANHA DE ELETRODOMÉSTICOS
OURO: "Bad-Trip", da W/GGK para Brastemp; Linha Frigidaire

• COMERCIAL DE MERCADO FARMACÉUTICO E SAÚDE
OURO: "Exercícios", da W/GGK e Jodaf para Vepê/Adoçante dietético

• ANÚNCIO DE MERCADO FARMACÊUTICO E SAÚDE
OURO: "Não doe sangue", da Leo Burnett para Bayer do Brasil — Autan

• CAMPANHA DE MERCADO FINANCEIRO, SEGUROS E POUPANÇA
PRATA: "Conta Remunerada Bamerindus", da Umuarama para Banco Bamerindus do Brasil

• COMERCIAL DE MERCADO DE INFORMÁTICA
OURO: "Endereço", da Galvão e D Campos para Memória Computadores

• FONOGRAMA INSTITUCIONAL E CORPORATIVO
OURO: "Maracatu sinfônico", da Gruponove e Spalla para Amorim Primo
PRATA: "Varig — 60 anos", da Expressão e H&M para Varig/Institucional

• ANÚNCIO INSTITUCIONAL E CORPORATIVO
OURO: "No dia do automóvel, a GM homenageia", da DPZ para General Motors

• OUTDOOR INSTITUCIONAL E CORPORATIVO
OURO: "Igua-Temi", da D & E para Shopping Center Iguatemi

• CAMPANHA INSTITUCIONAL E CORPORATIVO
OURO: "Os grandes personagens do século", da Engenhonovo para A Tarde — 75 Anos
PRATA: "Expresso Brasil", da F,J,Y & R para Vicunha S/A
BRONZE: "Campanha Institucional Mesbla", da Provarejo para Mesbla

• COMERCIAL DE MERCADO DE MODA E VESTUÁRIO
OURO: "Louco por Lee", da McCann-Erickson e TVC para Calças e Jaquetas Lee
PRATA: "Aliste-se" (série) da Artplan e Zohar para Inega/Listadinha

• ANÚNCIO DE MERCADO DE MODA E VESTUÁRIO
OURO: "A Mesbla sempre tem um sapato" (série), da Provarejo para Mesbla
PRATA: "O lado Strassburger", da MPM para Strassburger
BRONZE: "O maior Bureau", da MPM para Eberle

• CAMPANHA DE MERCADO DE MODA E VESTUÁRIO
OURO: "Cedro 87", da Setembro para Cia. Cedro e Cachoeira
PRATA: "Queremos Sapasso", da Contemporânea para Sapasso
PRATA: "Ir e Vir/Plano de vôo/Procura" (série), da F,J,Y & R para Portland Modas/ Calvin Klein

• CAMPANHA DE MÓVEIS, DECORAÇÃO E UTENSÍLIOS DOMESTICOS
OURO: "Agente Ted Tigre", da Núcleo Sul para Tubos e Conexões Tigre

• COMERCIAL DE PRODUTOS, COMÉRCIO E SERVIÇOS AUTOMOBILÍSTICOS
OURO: "Atendimento Especial" (série), da Artplan e Oficina/Hiper para Postos Petrobrás

• FONOGRAMA DE PRODUTOS, COMÉRCIO E SERVIÇOS AUTOMOBILÍSTICOS
OURO: "Monza-Chevetinho­Caravan", da Artplan e Matrix para Gatão Veículos/Linha Chevrolet

• CAMPANHA DE PRODUTOS DE LIMPEZA E MANUTENÇÃO DO LAR
OURO: "Comercial de Bombril...", da W/GGK para Bombril Produtos de Limpeza

• CAMPANHA DE SERVIÇO
PRATA: "Prost", da Alapont Carvalho para Bavarium Park-Lançamento

• COMERCIAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS E COMUNICAÇÃO DE GOVERNO
OURO: "Surda-Muda", da Denison para Telesp

• OUTDOOR DE TRANSPORTES, VIAGENS, LAZER E TURISMO
OURO: "O melhor fim de semana", da Spaço e Inforp para Emsetur

• CAMPANHA DE TRANSPORTES, VIAGENS, LAZER E TURISMO
PRATA: "Constituição da feijoada", da Giovanni para Copacabana Palace Hotel

• COMERCIAL DE VAREJO I (GRANDE PORTE)
OURO: "Coleção Outono­Inverno"/"Sacolas", da W/GGK e Jodaf para Mappin/Magazine
PRATA: "Performances" (série), da Salles e Tycoon para Ass. Lojistas do Rio Sul
BRONZE: "Semana do Freguês-Sabão Olimpo", da Módulo e Sete para Manlec S/A.

• CAMPANHA DE VAREJO I (GRANDE PORTE)
OURO: "Inverno 87", da Deck para Casas Pernambucanas
PRATA: "Coleção Primavera­Verão", da W/GGK para Mappin/Magazine

• COMERCIAL DE VEÍCULOS DE USO PESSOAL
OURO: "Sedução", da ALMAP para Volkswagen do Brasil/Santana

• CAMPANHA DE VEÍCULOS DE USO PROFISSIONAL
OURO: "Campanha Caminhões", da ALMAP para Volkswagen do Brasil S/A

• COMERCIAL DE VIDEO/SOM
OURO: "Robô", da Standard, Ogilvy e Chroma para Philips/Trendsound.

• CAMPANHA DE OUTROS MERCADOS
OURO: "A DM-9 para As Pandoras (Aniversário)

• CAMPANHA DE ATÉ 60 CM OU 1/2 PÁGINA DE REVISTA
OURO: "Bigodes históricos", da Voga para Canoas Ford

• ANÚNCIO DE AGÊNCIA
OURO: "Prestação de Contas", da Spaço para Spaço
PRATA: "Segundo o delegado de plantão...", da Artplan para Artplan
BRONZE: "O outro lado da nossa moeda", da Standard, Ogilvy para Standard

• ANÚNCIO OU COMERCIAL DE OPORTUNIDADE
OURO: "Boa essa Caneta, não?", da Norton para Parker Pen/Caneta

• MENSAGEM RELATIVA A DATAS E EFEMÉRIDES
OURO: "Melissinha-Dia da Criança", da W/GGK e Espiral para Grendene/Calçados Plásticos
PRATA: "Borboleta 88", da Provarejo e Claquete para Mesbla
BRONZE: "Coisas que lembram Belém, quando...", da Mendes e O Liberal para a Província do Pará.

• CONJUNTO DE COMERCIAIS
OURO: "Artplan", da Artplan para Diversos
PRATA: "Almap", da ALMAP para Diversos

• ANÚNCIO PUBLICADO NA REVISTA PROPAGANDA
OURO: "Série Norton", da Norton para Norton