Prêmio Colunistas Inovação Brasília 2023


Escopo da Premiação: Trabalhos que revelem um ineditismo no uso das tecnologias, técnicas, pensamentos, estratégias e meios de comunicação, tendo conseguido por esta razão um impacto maior para a transmissão da mensagem comercial, social ou institucional do cliente envolvido e, eventualmente, a indicação de novos caminhos para a indústria.
Data de Julgamento: 14 de novembro de 2023

Presidente do Júri: Marcio Ehrlich (Janela Publicitária).
Jurados: Alexsander Junior (Calia), André Zottich (Embratur), Carlos Grillo (Fields 360), Cesar Mafra (Nacional), Cynara Navarro (Gabinete C), Daniel Ferreira (Klimt), Fabricio Batista (Moringa), Fernando Vasconcelos (Meio e Mídia), Humberto Barra (Live You), Humberto Cunha (Wieden+Kennedy), Idelbo Oliveira (Lancy), Paulo Victor Jabour (Formiga XP), Rodrigo Soares (Binder), Sílvio Rodrigues (Cafeína), Thiara Zavaglia Torres (WHD), Wanderson Cruz Almeida (Gim).
Trabalhos Premiados
 
Categoria: Case de Inovação
Não há segmentação de categorias no Colunistas Inovação.)
 
Ouro
"Somos Mais de 10 Milhões", da LEW'LARA\TBWA para Banco do Brasil / Atendimento Em Libras.
FICHA TÉCNICA: Direção de Criação: Rodrigo Tortima. Planejamento: Raquel Messias, Bruno Lobo, Hugo Costa, Yasmin Dias, Giovanna Molinari e Daniel Gizo. Redação: Polyana Bandeira e Paulo Mello. Direção de Arte: Natalia Clavoso. Produção Gráfica: Rodrigo Giammarino, Juliano Oliveira e Simone Camacho. Produção de RTVC: Izabel Soares e Wilza Godoy. Consultoria e Orientação Técnica Em Inclusão da Diversidade: Turma do Jiló. B.I: Luisa Sotero e Fernanda Gamarski. Projetos: César Matias e Ana Galdêncio. Relações Públicas: Amanda Brandão. Mídia: Vicente Varela, Luisa Sotero, Marco Marques, Anderson Cabral e Barbara Souza. Atendimento: Daniela Rios e Janaina Bourguignon. Produtora de Filme: Boiler. Direção do Filme: Livia Stacciarini. Produtora de Áudio: Satélite Áudio. Direção de Áudio: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi. Finalização: Rafael Barão e João Brusk. Diração de Fotografia: Nico Mateis. Produção: Juliana Martellotta, Juliana Sugolo, Stefanie Korb, Cintia Mantero e Michel Nogueira. Pós Produção: Flow Effects. Aprovação: Paula Sayão, Ana Carolina Castro, Elvis Kleber Figueiredo Rafael Prandina, Thais Berenice Oliveira e Camila Caldeira.
 
  Resumo do Desafio e da Solução:
São mais de 10 milhões de surdos e pessoas com deficiência auditiva no Brasil. Pela primeira vez na nossa história, um banco brasileiro oferece atendimento em Libras em todos os seus canais. E, para comunicar esse serviço, o Banco do Brasil deu a essa comunidade o protagonismo:Uma comunicação 100% Libras, com um elenco integralmente formado por dançarinos surdos e com deficiência auditiva, embalados trilha na vibração sentida por eles.
 
Apresentação:

Filme e/ou Vídeo:
 
Finalista
"Produtos Incompráveis", da ARTPLAN para Instituto Glória / Violência Contra As Mulheres.
FICHA TÉCNICA: Direção de Criação: Gustavo Tirre. Planejamento: Fernando Torres e Lucas Garbulha. Redação: Thiago Diniz. Direção de Arte: Gustavo Viana e Victor Lacerda. Produção de RTVC: Daniel Oda, Sayuri Hirako, Rafael Toscano, Bruno Werner e Julia Maia. Conteúdo e Engajamento: nara Grilo E Juliana Lustosa. Diretor de Creative Data: diogo Bobsin. Equipe de Bi: larissa Alves, Fernanda Melo e Rafael Melo. Developer: Thafarel Coelho. Mídia: Maira Orempuller, Thayse Arruda e Iago Joston . Atendimento: Cacá Malta, Clara Bianchi e Gabriel Moura. Produtora: Plural Imagem e som. Diretor: Lucas Rodrigues. Aprovação: Cristina Castro.
 
  Resumo do Desafio e da Solução:
O Dia de combate a violência contra a mulher é uma data que tem como objetivo falar sobre um tema que já é pouco discutido pela sociedade. E em 2022 ela caiu no mesmo dia de uma das datas mais populares do calendário: a Black Friday. O que parecia um problema virou uma oportunidade. Usamos o tema das compras para falar sobre violência mostrando por meio de produtos os tipos de abusos que as mulheres sofrem.
 
Videocase:

 
Finalista
"Monumento À Educação", da ARTPLAN para Unicef / Evasão Escolar.
FICHA TÉCNICA: Direção de Criação: Gustavo Tirre. Planejamento: Fernando Torres, Lucas Garbulha e Ana Quintiliano. Redação: Thiago Diniz. Direção de Arte: Gustavo Viana. Produção Gráfica: Runo Werner, Julia Maia e Amanda Sampaio, Elton Barbosa E Bruna Noronha. Produção de RTVC: Fernanda Mesquita e Rafael Toscano. Conteúdo e Engajamento: nara Grillo. Cláudia Nascimento e Luciana Thomas - Relações Públicas. Débora Moura - Diversidade. Diretor de Creative Data: diogo Bobsin, Bi: Larissa Alves. Mídia: Maíra Orempuller, Thayse Arruda, Viviane Amaral, Filipe Braga, Fellipe Freitas, Iago Joston. Atendimento: Cacá Malta, Clara Bianchi, Renata Vinagre, e Gabriel Moura. Produtora de Filme: Madre Mia. Direção do Filme: Kiko Lomba. Approach e Trama Comunicação. Aprovação: Camilo Leon, Michael Klaus e Elisa Reis.
 
  Resumo do Desafio e da Solução:
2 milhões de crianças estão fora da escola no Brasil, mas poucos meses antes da eleição presidencial ninguém falava sobre isso. Para chamar a atenção para esse fato o Unicef inaugurou um monumento com uma professora e seus alunos na sala de aula. Dias depois as estátuas desapareceram e reapareceram nas ruas em situação de risco. Uma placa ao lado delas explicava o que havia acontecido e chamava as pessoas para votarem pela educação.
 
Videocase:

 
Finalista
"Gta Rp", da MONUMENTA para Banco do Brasil / E-sports.
FICHA TÉCNICA: Direção de Criação: Guilherme Fuxreiter. Planejamento: Bruna Goularte. Redação: Thais Albuquerque. Direção de Arte: Israel Costa. Tecnologia Digital: Monumenta Comunicação. Revisão: Roberta Ferreira. Atendimento: Juliana Lins. Desenvolvimento e Modulação: Agência Wake Up. Aprovação: Victor Santarlacci.
 
  Resumo do Desafio e da Solução:
O primeiro banco a investir pesado nos esports também se aventurou no cenário do Metaverso. Dentro de um dos jogos preferidos da comunidade, o Banco do Brasil abraçou a oportunidade excepcional para participar do GTA RP, onde foi criado uma réplica da sede do BB em Brasília, além de serviços que simulam a vida real dentro das agências.
 
Videocase:

Apresentação:

Peça de Design:
"Gta Rp", da MONUMENTA para Banco do Brasil

Peça de Design:
"Gta Rp", da MONUMENTA para Banco do Brasil

Peça de Design:
"Gta Rp", da MONUMENTA para Banco do Brasil

Peça de Design:
"Gta Rp", da MONUMENTA para Banco do Brasil

Peça de Design:
"Gta Rp", da MONUMENTA para Banco do Brasil

Peça de Design:
"Gta Rp", da MONUMENTA para Banco do Brasil

Peça de Design:
"Gta Rp", da MONUMENTA para Banco do Brasil

Peça de Design:
"Gta Rp", da MONUMENTA para Banco do Brasil

Peça de Design:
"Gta Rp", da MONUMENTA para Banco do Brasil

 
 
Finalista
"Conhecer Brasília, Amar Brasília - Traços e Setur", da TRAÇOS e Secretaria de Turismo do Distrito Federal para Revista Traços / Multimídia.
FICHA TÉCNICA: Direção de Criação: Revista Traços e Setur. Planejamento: Direção Geral (Reinaldo Gomes, Michelle Cano, André Noblat) e Direção de Redação (Ju Valentim). Redação: Maíra Valério, José Rezende Jr., Devana Babu, Marianna França, Bernardo Guerra. Direção de Arte: Tiago Palma e Chica Magalhães. Fotografia: Thaís Mallon. Ilustrações: Tiago Palma. Gerência administrativa: Nayara Lima. Assessoria executiva: Hellen Vaz. Produtora de Filme: Claraboia Filmes. Guias de Turismo: Patrícia Herzog e Lúcio Montiel. Mentora em turismo: Patrícia Herzog. Impressão de revistas: Gráfica Coronário.
 
  Resumo do Desafio e da Solução:
Em parceria celebrada entre a Revista Traços e a Secretaria de Turismo do DF foram colocados como objetivos centrais a inclusão social, o pertencimento e o fortalecimento de Brasília como destino inovador e turístico. Para alcançar tais propósitos, foi elaborada estratégia multimídia que envolveu reportagens, fotos, entrevistas, eventos, ações formativas e um permanente diálogo entre diferentes atores sociais.
 
Apresentação:

Filme e/ou Vídeo:
Peça Digital:
Peça Digital:
Peça Digital:
Peça Digital:
Peça Digital:
Peça Digital:
 
Finalista
"Árvore Bb (Rio 2c)", da TERRUÁ para Banco do Brasil.
FICHA TÉCNICA: Direção de Criação: Duda Moreira Salles. Planejamento: Martha Letícia, Michelle Borborema e Renata Sampaio. Redação: Isabele Miranda e Thiago Vieira. Direção de Arte: Daniel Chuis, Thiago de Andrade Neves. Produção Gráfica: Produção: Denise Araújo. Supervisão de Criação: Thiago Vieira, Administrador De Tráfego: Murillo Lopes. Direção de Produção: Deko Barreto. Inteligência de Dados: Rodrigo Amaral. Diretora de Conta: Ana Paula Bulus. Atendimento: Gerente de Atendimento: Carol Maiorana e Atendimento: Mônica Taurisano. Produtora de Filme: Mpg. Direção do Filme: Gabriel Mendes. Fotógrafo: Gabriel Mendes - Mpg. Estúdio de Ilustração: Gurei Estúdio. Ilustrador: Maurenilson Freire. Locução: Dvd Tavares. Pesquisa I.a.: Alexandre Perotto. Aprovação: Aprovação: Paula Sayão, Tadeu Figueiró, Paola Fenelon, Angélica Darolt, Alexandre Jun, Shariel Ariadne.
 
  Resumo do Desafio e da Solução:
Durante eventos de conteúdo como o Rio2C, criatividade da américa latina, é comum as pessoas sofrerem de F.O.M.O. (Fear of Missing Out). Pensando nisso, criamos um espaço para as pessoas se conectarem e recarregarem as energias: as suas e a dos seus aparelhos. Árvore BB foi um ambiente criado com o auxilio da inteligência artificial que ofereceu uma meditação guiada pelo pulsar da Árvore BB, formada por plantas nativas da Mata Atlântica.
 
Videocase:

Apresentação:

Peça de Design:
"Árvore Bb (Rio 2c)", da TERRUÁ para Banco do Brasil

Voltar ao Topo