Prêmio Colunistas Digital

O QUE INSCREVER

Podem concorrer ao Colunistas Digital trabalhos de objetivo comercial, social ou institucional originalmente criados para acesso através de computadores, smartfones, tablets ou equipamentos similares através da internet ou bluetooth.
Não serão considerados aqui trabalhos criados originalmente para outros meios, como televisão e cinema, e eventualmente também disponibilizados através das redes sociais.

OS PRÊMIOS

• O júri do Colunistas Digital poderá conceder Diplomas de Ouro, Prata e Bronze nas diversas categorias da premiação.
• Entre os trabalhos premiados com Diplomas de Ouro, poderão ser concedidos os seguintes Grandes Prêmios.
Grande Prêmio de Peça Digital.
Grande Prêmio de Website.

AS CATEGORIAS

MERCADO

Categorias em que também se levará em conta a adequação ao tipo de produto ou serviço anunciado.

101

Alimentos

Achocolatados, Balas, Biscoitos, Bombons, Caldos e Sopas, Carnes, Cereais, Chocolates, Condimentos, Confeitos, Enlatados, Frios, Frutas, Iogurtes Cremosos ou Líquidos, Guloseimas, Leite e Derivados, Manteigas, Margarinas e Assemelhados, Massas, Misturas ou Produtos Pré e Semipreparados, Molhos, Pães e Bolos, Rações para Animais Domésticos, Salgados, Sobremesas, Sorvetes

102

Bebidas Alcoólicas

Aguardentes, Aperitivos, Cervejas, Chopp, Destilados, Licores, Vinhos.

103

Bebidas Não-Alcoólicas

Águas Minerais, Café, Chá, Coolers, Energéticos, Isotônicos, Mate, Refrescos em Pó, Refrigerantes, Sucos Naturais e Artificiais.

104

Cigarros e Tabaco

Cachimbos, Charutos, Cigarrilhas, Cigarros, Fumo em Geral, Papel para Enrolar Fumo.

105

Cosméticos e Produtos De Toalete

Absorventes, Antiperspirantes e Desodorantes, Aparelhos e Lâminas de Barbear, Bronzeadores ou Protetores Solares, Cotonetes, Cremes e Fios Dentais, Escovas e Pentes em Geral, Fraldas, Papéis Sanitários, Sabonetes e outros Produtos para o Banho, Perfumes e Essências, Produtos de Maquiagem em Geral, Tinturas.

106

Cultura e Educação

Colégios, Cursos em Geral, Exposições, Fascículos, Festivais, Filmes, Filmes em Vídeo, Gravações Musicais em Disco, Cassete ou CD, Livros, Operas, Peças Teatrais, Shows Musicais, Universidades.

107

Eletrodomésticos

Aspiradores de Pó, Batedeiras, Cafeteiras, Chuveiros Elétricos e Duchas Elétricas, Enceradeiras, Espremedores, Fogões, Fornos, Freezers, Fritadeiras, Geladeiras, Lava-Louças, Lava-Pratos, Liqüidificadores, Máquinas de Costura, Multiprocessadores, Secadoras, Torradeiras, Ventiladores.

108

Imobiliário

Administradoras de Imóveis, Locação e Vendas (de Apartamentos, Apart-Hotéis, Casas, Centros Comerciais e Shopping Centers, Condomínios, Escritórios, Fazendas, Lojas, Lotes e Terrenos).

109

Institucional Ou Corporativo

Trabalhos para qualquer tipo de anunciante, mas que não tenham nenhuma referência específica a determinado produto ou serviço e sim à imagem da empresa ou corporação como um todo.

110

Meios De Comunicação

Emissoras de Rádio, Emissoras de Televisão, Jornais, Revistas, Sites ou Portais de Notícias.

111

Mercado Publicitário

Agências de Propaganda, Agências de Promoções, Agências de Web-Design, Produtoras de Áudio, Foto e Vídeo.

112

Móveis, Decoração e Utensílios Domésticos

Acendedores, Apetrechos de Cozinha e de Bar, Artigos de Cama, Mesa e Banho, Artesanatos, Aquecedores a Gás, Copos e Cristais, Cozinhas, Cutelaria e Talheres, Equipamentos de Segurança e Comunicação Interna, Ferragens, Lâmpadas e Luminárias, Louças e Baixelas, Materiais de Construção, Materiais Sanitários, Panelas em Geral, Papéis de Parede, Persianas e Toldos, Pisos e Revestimentos, Tapetes e Carpetes, Tubos e Conexões.

113

Política e Eleições

Associações de Classe, Cargos Públicos e Privados, Partidos Políticos.

114

Produtos e Serviços Para Agropecuária

Adubos, Defensivos, Implementos, Inseticidas, Máquinas, Produtos Veterinários, Rações Animais, Sementes e Tratores.

115

Produtos e Serviços Automotivos

Aditivos, Acessórios e Peças, Carrocerias, Combustíveis, Lubrificantes, Oficinas Mecânicas e de Lanternagem, Pneus, Postos de Serviços, Recauchutagem, Sistemas de Segurança.

116

Produtos e Serviços Para Comércio e Escritório

Arquivos, Computadores, Copiadoras, Empresas Gráficas, Empresas de Limpeza, Empresas de Vale-Refeição e Assemelhados, Fax, Impressoras, Listas Telefônicas, Máquinas de Escrever, Máquinas de Calcular, Material de Escrita, Desenho e Papelaria, Móveis Profissionais, Serviços de Entrega, Serviços e Equipamentos de Manutenção e Segurança, Software e Suprimentos de Informática.

117

Produtos e Serviços Comunitários

Defesa da Ecologia, Campanhas Educativas de Qualquer Natureza (Trânsito, Eleição, Antidrogas etc), Entidades Filantrópicas e Beneméritas, Igrejas e Cultos, Serviços Assistenciais Públicos e Privados.

118

Produtos e Serviços Para A Indústria

Bens, Consultorias, Instalações, Insumos, Maquinarias, Pesquisas de Mercado, Serviços de Carga.

119

Produtos e Serviços De Lazer e Recreação

Aparelhagens de Áudio e de Vídeo, Aparelhagens de Ginástica ou Esportivas, Baralhos, Bicicletas, Binóculos e Lunetas, Brinquedos em Geral, Equipamento e Material Fotográfico, Fliperamas, Instrumentos Musicais, Jet-Skys, Jogos em Geral, Lanchas, Locadoras de Vídeo e Videogames, Loterias, Computadores e Tablets Pessoais, Modelismo, Projetores, Serviços de Revelação Fotográfica, Trailers, Videocâmeras, Videogravadores, Videogames e Cartuchos.

120

Produtos e Serviços De Limpeza e Manutenção Do Lar

Adesivos, Abrasivos, Amaciantes de Roupas, Assistências Técnicas e Serviços de Consertos, Ceras, Detergentes Líquidos e em Pó, Esponjas de Limpeza e Assemelhados, Equipamentos de Jardinagem, Equipamentos para Piscinas, Furadeiras, Gás Engarrafado, Inseticidas e Repelentes, Limpadores Concentrados e Multiuso, Lixeiras e Sacos para Lixo, Papéis Laminados, Papéis-Toalha, Pilhas, Sabões em Barra e Assemelhados, Solventes, Tintas, Vassouras, Velas.

121

Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e De Saúde

Academias de Ginástica, Ambulâncias e Serviços de Remoção, Adoçantes Artificiais, Analgésicos, Clínicas e Hospitais, Compostos Vitamínicos, Institutos de Beleza, Lentes de Contato e para Óculos, Medicamentos em Geral, Produtos Dietéticos ou Emagrecedores, Produtos para Curativos e Enfermagem (Esparadrapos etc.), Produtos Éticos, Spas, Tratamentos Capilares, Veterinárias.

122

Produtos e Serviços Públicos

Água e Esgotos, Cemitérios, Comunicações de Governo e Órgãos Públicos em Geral, Correios, Gás Encanado, Impostos, Luz, Obras Públicas, Paramédicos, Saúde Pública, Transportes Públicos, Segurança Pública.

123

Produtos e Serviços de Telecomunicações

Serviços de Telefonia Pública ou Privada, Local ou Interurbano, Sistemas e Equipamentos de Telefonia (inclusive Telefone Celular, ISDN, ADSL etc.) e Serviços de Atendimento Telefônico, Provedores de Acesso à Internet, Televisão a Cabo, Televisão por Satélite, Televisão por Assinatura.

124

Serviços Financeiros e De Seguros

Bancos, Bolsas de Valores, Câmbio e Cheques de Viagens, Capitalização, Cartões de Crédito, Consórcios, Corretoras e Distribuidoras de Valores, Empresas de Crédito e Poupança, Financeiras, Fundos e Investimentos, Seguros em Geral, Seguros de Saúde.

125

Turismo, Transportes e Diversões Públicas

Agências de Viagens, Campings, Casas Noturnas, Cassinos, Complexos e Destinos Turísticos, Empresas Aéreas e de Navegação, Feiras, Hotéis e Assemelhados, Jardins Botânicos, Jardins Zoológicos e Assemelhados, Parques Aquáticos, Parques de Diversões, Planetários, Serviços de Locação de Automóveis, Transportes Urbanos e Rodoviários.

126

Varejo De Grande Porte

Lojas de Departamento, Redes de Mais de 15 lojas de Qualquer Setor, Shopping Centers, Supermercados e sites de e-comércio de empresas que se enquadrem nesta categoria.

127

Varejo De Pequeno e Médio Porte

Armarinhos, Bares, Bazares, Butiques, Delicatessen, Farmácias e Drogarias, Lanchonetes e Fast food, Lojas de Conveniência, Óticas, Padarias e Confeitarias, Redes de Até 15 lojas de Qualquer Setor, Revendas e Concessionárias de Veículos, Restaurantes, Outras Lojas Especializadas, Sites de Leilões e sites de e-comercio de empresas que se enquadrem nesta categoria.

128

Veículos Pessoais e Profissionais

Automóveis de Passeio, Aviões, Caminhões, Furgões, Motos, Navios, Ônibus, Utilitários. Atenção: exclusivamente comunicação de marca.

129

Vestuário e Acessórios Pessoais

Adereços, Aviamentos, Armações de Óculos, Artigos de Couro, Bolsas e Malas, Calçados e Assemelhados, Jóias, Lãs e Linhas, Lingerie e Roupas Intimas, Relógios e Canetas Especiais, Roupas e Materiais Esportivos, Roupas Infantis, Femininas e Masculinas, Tecidos.

130

Websites, Portais e Serviços Online

Trabalhos voltados para a divulgação de sites na Internet. Atenção que a categoria não é para inscrição de Websites, mas de peças e campanhas que promovam websites, portais e serviços online de empresas e instituições.

131

Produtos e Serviços Diversos

Exclusivamente para os que não se encaixem nas categorias anteriores.

APRESENTAÇÕES ESPECIAIS

Categorias julgadas levando em conta seus formatos ou utilizações, independentemente do mercado do cliente.

201

Oportunidade

Trabalhos que denotem claramente terem sido criados aproveitando uma oportunidade inesperada (uma notícia, um acontecimento imprevisto etc.). Aqui também são válidos apenas trabalhos veiculados.

202

Datas Promocionais

Trabalhos publicitários referentes a datas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia da Criança e Páscoa

203

Datas Institucionais

Trabalhos publicitários referentes a datas como aniversários, dias santos, dias comemorativos de profissionais etc.Diferenciam-se das Peças de Oportunidade porque podem ter sido criadas com antecedência.

204

Ação de Comunicação em Rede Social

Comunicação publicitária ou institucional que atinja seu público alvo através de redes sociais como Facebook, Twitter, Google+ etc

205

Peça Interativa

Trabalhos publicitários que de alguma forma interajam com o seu público alvo.

206

Fanpage em Mídia Social

Páginas de mídia social assinadas pelo anunciante para relacionamento com seu público-alvo.

207

Jogo Online

Trabalhos que comuniquem os objetivos de marketing do cliente através de jogos com pontuação e/ou disputa entre os participantes.

WEBSITES

Canais de comunicação online de empresas ou instituições para fins de mercado, institucionais, sociais, projetos temporários etc. e que estejam disponibilizados em endereço (URL) próprio.

301

Website de Produto de Consumo

Alimentos, Guloseimas, Bebidas Alcoólicas e Não-Alcoólicas, Medicamentos, Suplementos, Cosméticos, Produtos de Toalete, etc.

302

Website de Bens Duráveis

Bens de Capital e Produtos de Consumo de Uso Duradouro, como Automóveis, Mobiliário, Eletrodomésticos etc.

303

Website de Serviço

Financeiros, Telecomunicações, Médicos etc.

304

Website de Produto ou Serviço Técnico ou Profissional

Manutenção de Equipamentos, Softwares para Uso Profissional, Serviços de Entrega, etc.

305

Website de Produto ou Serviço Business-to-Business

Inclui Comércio, Indústria e Agropecuária

306

Website de Varejo

Obrigatoriamente assinada por empresa de varejo, como rede de lojas, supermercado, shopping etc.

307

Website de Produto Cultural ou de Lazer

Exposições, Filmes, Brinquedos, Eletrônicos, Mídia etc.

308

Website Social ou Comunitário

Website Social ou Comunitário

309

Website de Endomarketing e Incentivo

Que seja voltado para públicos internos ou intermediários ou estimule os usuários a participar de programa contínuo que vise ao atingimento de metas de venda, consumo ou comportamento pré-determinados.

310

Website de Produtos e Serviços Diversos

Exclusivamente para os que não se encaixem nas categorias anteriores.

OS MATERIAIS

  • As inscrições serão feitas através da informação de um link (URL) no qual o trabalho possa ser visualizado. Este link deverá ser inserido no sistema de inscrição.
  • Para cada inscrição deverá ser fornecida uma URL. Para apresentar várias peças de mídia digital em uma inscrição (como série ou que façam parte de um mesmo case ou campanha) crie uma página de entrada (Landing Page) que contenha os links para todas as peças e coloque esta página no servidor de sua preferência, preenchendo a URL desta página de entrada na ficha de inscrição. No caso de ter uma peça que concorra isoladamente e também como parte de série ou campanha de mídias integradas, apresente uma URL diferente para cada ficha de inscrição.
  • É permitida a utilização destas “páginas de entrada” para incluir uma sinopse ou informações adicionais sobre o material inscrito. Estas páginas deverão conter o link para a visualização da peça ou o próprio trabalho embutido, inclusive aqueles sediados em sites de compartilhamento.
  • O campo para preenchimento das URLs no programa de inscrição aceita até 90 caracteres, o que é suficiente para a grande maioria dos endereços usuais de internet. No caso de links para páginas do Facebook (ou semelhantes), que possam ultrapassar este limite, utilize sites encurtadores como bit.ly, migre.me ou goo.gl.
  • As páginas em que as peças inscritas forem exibidas deverão reproduzir, da melhor forma possível, o contexto em que o material foi originalmente exibido.
  • É possível fornecer como URL a localização do trabalho em sites de compartilhamento, como Youtube, Vimeo, Slideshare  etc. Neste caso, a URL deverá apontar diretamente para o trabalho concorrente, e não para canais que obriguem o jurado a localizar a peça inscrita entre várias outras exibidas.
  • Procure hospedar seus materiais em domínios e servidores estáveis, que permitam que o trabalho inscrito esteja disponível para visualização até 30 de Outubro de 2019. Trabalhos que não possam ser acessados serão desclassificados.
  • Não utilize sites de hospedagem de arquivos como Dropbox, Sendspace, 4Shared ou Rapidshare, que obriguem a que se faça download do trabalho. A URL deve permitir a visualização imediata do trabalho armazenado.
  • As peças devem ter acesso liberado, SEM SENHAS. Em páginas integradas a redes sociais, será admitido login apenas através do Facebook e Twitter. No caso de websites que exijam cadastramento do usuário, solicitando e-mail e senha, o responsável pela inscrição deverá pré-cadastrar, como login, o e-mail “juri(at)colunistas.com” (substitua o “(at)” pelo “@”) e como senha preferencial “colunistas2019“.
  • Após digitar as fichas técnicas no app InscrevePC 2019, recomendamos imprimir o relatório “Listagem de Mídia Digital e Websites e suas URL”, para controlar os links para as páginas que devem ser apresentadas.
  • Se forem necessárias explicações adicionais para a melhor compreensão do trabalho — ou demonstração de como foi aplicado –, recomendamos que também seja produzida uma apresentação visual, do tipo Power Point ou Keynote, que deverá ser postada em sites como AuthorStream ou Slideshare, de preferência. Ou um videocase postado no Youtube ou Vimeo. Em ambos os casos, não utilize senhas para acesso à visualização.

Outras informações podem ser conseguidas também na página “Materiais a Apresentar para Julgamento”, disponível no site do Prêmio.

 

OS PREÇOS

Peças Digitais Isoladas: R$ 410,00
Peças Digitais em Séries (por peça): R$ 330,00
Séries são conjuntos de peças, sem limite de quantidade, criadas para um mesmo produto (ou linha de produtos), e que tenham alguma clara identificação entre si, como tema, conceito visual etc.
As Séries concorrem com as Peças Isoladas das respectivas Categorias.
Websites: R$ 790,00