Prêmio Colunistas Design
O QUE INSCREVER
Podem concorrer ao Colunistas Design trabalhos que demonstrem a utilização das técnicas de design para solucionar problemas de comunicação ou informação entre empresas e instituições e seus públicos.
Não cabem aqui peças ligadas à moda, decoração ou produto sem vinculação a objetivos comerciais ou institucionais de marca de qualquer natureza.
OS PRÊMIOS
• O júri do Colunistas Design poderá conceder Diplomas de Ouro, Prata e Bronze nas diversas categorias da premiação.
• Entre os trabalhos premiados com Diplomas de Ouro, poderão ser concedidos os seguintes Grandes Prêmios.
- Grande Prêmio de Case de Design.
- Grande Prêmio de Design de Ambientação.
- Grande Prêmio de Branding ou Design Corporativo.
- Grande Prêmio de Embalagem.
• Para o profissional, empresário e empresa que mais tenham se destacado na região e no período abrangidos pela premiação, a partir de seu histórico e sua contribuição para o desenvolvimento da atividade:
- Grande Prêmio de Empresa de Design do Ano.
- Grande Prêmio de Empresário de Design do Ano.
- Grande Prêmio de Profissional de Design do Ano.
AS CATEGORIAS
CASES DE DESIGNProjetos de média e longa duração, que envolvem o diagnóstico do problema de comunicação visual do cliente, o estabelecimento de estratégias criativas e a aplicação do material criado como solução. |
|
101 |
Case de Design de AmbientaçãoCases que apresentem os problemas, as estratégias e as soluções adotadas para aplicação em ambiente interno ou externo da empresa, para informar, orientar ou interagir com o público-alvo. |
102 |
Case de Branding ou Design CorporativoCases que apresentem os problemas, as estratégias e as soluções adotadas para definir uma imagem única e especial para a empresa. Inclui Programa de Branding e Identidade Corporativa. |
103 |
Case de Design de EmbalagemCases que apresentem os problemas, as estratégias e as soluções adotadas para o acondicionamento de produtos do cliente. |
104 |
Case de Responsabilidade Social em DesignCases que apresentem as soluções de design de comunicação que tenham gerado benefícios para a sociedade, através de sustentabilidade, proteção ao meio ambiente, melhoria no acesso aos produtos ou serviços, distribuição de renda, educação etc. |
DESIGN DE AMBIENTAÇÃOPeça ou conjunto de peças que interfira no ambiente em que for instalado ou se utilize dele para informar, orientar ou interagir com o público-alvo. |
|
201 |
Peça ou Conjunto de Peças de SinalizaçãoMateriais criados com a finalidade de informar ou orientar o público-alvo quanto à melhor utilização do espaço em questão. |
202 |
Peça ou Conjunto de Peças de Merchandising de ProdutoMateriais criados para aplicação em pontos-de-venda, com a finalidade de promover produtos do cliente. |
203 |
Peça ou Conjunto de Materiais de Merchandising de ServiçoMateriais criados para aplicação em pontos-de-venda, com a finalidade de promover serviços do cliente. |
204 |
Banner, Faixa ou EstandarteMaterial rígido ou flexível, de utilização temporária, utilizado na decoração ou comunicação de informações relativas ao cliente. Atenção: não é banner digital |
205 |
Cartaz de Produto de ConsumoPeça gráfica para afixação em paredes, muros ou assemelhados, criada para a comunicação de produto de consumo. |
206 |
Cartaz de ServiçoPeça gráfica para afixação em paredes, muros ou assemelhados, criada para a comunicação de serviço. |
207 |
Cartaz de Produto Cultural ou de LazerPeça gráfica para afixação em paredes, muros ou assemelhados, criada para a comunicação de produto cultural ou de lazer. |
208 |
Cartaz Social ou ComunitárioPeça gráfica para afixação em paredes, muros ou assemelhados, criada com objetivos sociais ou comunitários. |
209 |
Decoração de Loja ou VitrineModificações realizadas em ponto-de-venda com o objetivo de destacar produto ou oportunidade promocional. |
210 |
Display de SoloPeça utilizada para a exibição de produto, colocada em ponto-de-venda necessariamente à altura do solo. |
211 |
Display de Balcão ou de VitrinePeça utilizada para a exibição de produto, colocada em ponto-de-venda necessariamente em balcão ou vitrine. |
212 |
Display Expositor ou DispenserPeça utilizada para a exibição e retirada do produto, folheto ou outro material promocional por parte do consumidor. |
213 |
Balcão ou QuiosqueEstrutura, usualmente temporária, instalada em ambientes de circulação do público-alvo, com finalidade de venda ou demonstração de produto ou serviço. |
214 |
Estande para Feira ou ExposiçãoEstande instalado em feiras, exposições ou outros eventos multimarcas. Nesta categoria, julga-se o projeto de design do estande, não as ações nele desenvolvidas. |
215 |
Cenografia para Evento PromocionalConjunto de peças utilizadas para a ambientação, identificação e sinalização de evento promocional. |
BRANDING E DESIGN CORPORATIVOPeça ou conjunto de peças para uso da comunicação de marketing do cliente e que se aproveitem ou reforcem, da forma mais criativa e funcional, da identidade visual da empresa. |
|
301 |
PapelariaConjunto de peças de mesma identidade visual a serem utilizadas no ambiente de escritório do cliente e em suas interações pessoais, tais como papel de carta, envelope, pastas de documentos etc. |
302 |
Identidade Visual para Frota de VeículosAplicação da marca ou outros elementos gráficos do cliente em sua frota de veículos. |
303 |
Assinatura, Selo ou VinhetaPeça de pequenas dimensões ou duração, para identificação da empresa quando aplicada em outros materiais visuais ou objetos. |
304 |
Marca, Símbolo Gráfico ou LogotipoElemento gráfico utilizado para identificar, de forma única, qualquer empresa ou indivíduo. |
305 |
Design em Material PromocionalAplicação de programação visual institucional ou promocional em amostras e brindes diversos (canecas, camisetas etc) |
306 |
Capa de Disco, CD ou DVDInclusive CD-Rom e DVD, promocional ou artístico. |
307 |
Capa de Livro ou CadernoPromocional ou artístico. |
308 |
Programa, Convite ou ComunicadoPeça destinada a informar sobre evento, encontro, decisões etc. |
309 |
BroadsidePeça gráfica normalmente utilizada em lançamento de produto, serviço ou ação promocional, com informações sobre a campanha desenvolvida a respeito. |
310 |
Folheto PromocionalPeça gráfica produzida com poucas folhas, não encadernada, para distribuição personalizada ou em displays take-one. |
311 |
Material Técnico ou InformativoCatálogo, Manual, Apresentação etc. |
312 |
Publicação Promocional PeriódicaNewsletter, house-organ ou similar, que possa comprovar a periodicidade. É fundamental apresentar mais de uma edição para a avaliação. |
313 |
CalendárioEm qualquer formato: de mesa, de parede, objeto etc. |
314 |
Relatório de DiretoriaPeça gráfica normalmente produzida ao final de exercícios fiscais com o objetivo de informar aos acionistas de uma empresa sobre as realizações da diretoria no período. Também engloba Relatórios Sociais. |
315 |
Troféu ou Símbolo TridimensionalObjeto entregue por mérito ou vitória a competidores de disputas de qualquer natureza. |
DESIGN DE EMBALAGEMPeça ou conjunto de peças para o acondicionamento de produtos de natureza diversa. |
|
401 |
Design de Embalagem em MadeiraPeça com design original em madeira para utilização de armazenamento e transporte de produto. |
402 |
Design de Embalagem em Metal
|
403 |
Design de Embalagem em Papel, Papelão ou SimilarPeça com design original em papel, papelão ou similar para utilização de armazenamento e transporte de produto. |
404 |
Design de Embalagem em Plástico, Sintético ou SimilarPeça com design original em plástico, sintético ou similar para utilização de armazenamento e transporte de produto. |
405 |
Design de Embalagem em VidroPeça com design original em vidro para utilização de armazenamento e transporte de produto. |
406 |
Embalagem DisplayEmbalagem que também possa ser utilizada em balcões ou vitrines para a exibição do produto. |
407 |
Embalagem MultipackEmbalagem que acondicione mais de um item de produto, da mesma linha ou não. |
408 |
Embalagem ou Rótulo de Alimento ou BebidaArte aplicada em embalagem já padronizada para acondicionamento de alimento ou bebida. |
409 |
Embalagem ou Rótulo de Produto de Uso PessoalArte aplicada em embalagem já padronizada para acondicionamento de produtos de uso pessoal. |
410 |
Embalagem ou Rótulo de Produto para o LarArte aplicada em embalagem já padronizada para acondicionamento de produto para o lar. |
411 |
Embalagem ou Rótulo de Produto Técnico ou ProfissionalArte aplicada em embalagem já padronizada para acondicionamento de produto técnico ou profissional. |
412 |
Embalagem PromocionalEmbalagem desenvolvida como peça integrante de campanha promocional. |
413 |
Saco, Sacola ou Papel para EmbrulhoInclusive Papel de Presente. |
OS MATERIAIS
Como Cases de Design, Peças Gráficas, Materiais Tridimensionais (como Embalagens, Troféus etc.) apresentam formatos diferentes, recomendamos verificar o documento “Materiais a Apresentar para Julgamento“, disponível no site do Prêmio, pelo menu superior.
PREÇOS
- Cases de Design: R$ 1.580,00
- Peças de Design (inclusive Embalagens) – Isoladas: R$ 570,00
- Peças de Design (inclusive Embalagens) – Conjunto com qualquer número de peças: R$ 850,00