Prêmio Colunistas Design

O QUE INSCREVER

Podem concorrer ao Colunistas Design trabalhos que demonstrem a utilização das técnicas de design para solucionar problemas de comunicação ou informação entre empresas e instituições e seus públicos.
Não cabem aqui peças ligadas à moda, decoração ou produto sem vinculação a objetivos comerciais ou institucionais de marca de qualquer natureza.

OS PRÊMIOS

• O júri do Colunistas Design poderá conceder Diplomas de Ouro, Prata e Bronze nas diversas categorias da premiação.
• Entre os trabalhos premiados com Diplomas de Ouro, poderão ser concedidos os seguintes Grandes Prêmios.

  • Grande Prêmio de Case de Design.
  • Grande Prêmio de Design de Ambientação.
  • Grande Prêmio de Branding ou Design Corporativo.
  • Grande Prêmio de Embalagem.

• Para o profissional, empresário e empresa que mais tenham se destacado na região e no período abrangidos pela premiação, a partir de seu histórico e sua contribuição para o desenvolvimento da atividade:

  • Grande Prêmio de Empresa de Design do Ano.
  • Grande Prêmio de Empresário de Design do Ano.
  • Grande Prêmio de Profissional de Design do Ano.

AS CATEGORIAS

CASES DE DESIGN

Projetos de média e longa duração, que envolvem o diagnóstico do problema de comunicação visual do cliente, o estabelecimento de estratégias criativas e a aplicação do material criado como solução.

101

Case de Design de Ambientação

Cases que apresentem os problemas, as estratégias e as soluções adotadas para aplicação em ambiente interno ou externo da empresa, para informar, orientar ou interagir com o público-alvo.

102

Case de Branding ou Design Corporativo

Cases que apresentem os problemas, as estratégias e as soluções adotadas para definir uma imagem única e especial para a empresa. Inclui Programa de Branding e Identidade Corporativa.

103

Case de Design de Embalagem

Cases que apresentem os problemas, as estratégias e as soluções adotadas para o acondicionamento de produtos do cliente.

104

Case de Responsabilidade Social em Design

Cases que apresentem as soluções de design de comunicação que tenham gerado benefícios para a sociedade, através de sustentabilidade, proteção ao meio ambiente, melhoria no acesso aos produtos ou serviços, distribuição de renda, educação etc.

DESIGN DE AMBIENTAÇÃO

Peça ou conjunto de peças que interfira no ambiente em que for instalado ou se utilize dele para informar, orientar ou interagir com o público-alvo.

201

Peça ou Conjunto de Peças de Sinalização

Materiais criados com a finalidade de informar ou orientar o público-alvo quanto à melhor utilização do espaço em questão.

202

Peça ou Conjunto de Peças de Merchandising de Produto

Materiais criados para aplicação em pontos-de-venda, com a finalidade de promover produtos do cliente.

203

Peça ou Conjunto de Materiais de Merchandising de Serviço

Materiais criados para aplicação em pontos-de-venda, com a finalidade de promover serviços do cliente.

204

Banner, Faixa ou Estandarte

Material rígido ou flexível, de utilização temporária, utilizado na decoração ou comunicação de informações relativas ao cliente. Atenção: não é banner digital

205

Cartaz de Produto de Consumo

Peça gráfica para afixação em paredes, muros ou assemelhados, criada para a comunicação de produto de consumo.

206

Cartaz de Serviço

Peça gráfica para afixação em paredes, muros ou assemelhados, criada para a comunicação de serviço.

207

Cartaz de Produto Cultural ou de Lazer

Peça gráfica para afixação em paredes, muros ou assemelhados, criada para a comunicação de produto cultural ou de lazer.

208

Cartaz Social ou Comunitário

Peça gráfica para afixação em paredes, muros ou assemelhados, criada com objetivos sociais ou comunitários.

209

Decoração de Loja ou Vitrine

Modificações realizadas em ponto-de-venda com o objetivo de destacar produto ou oportunidade promocional.

210

Display de Solo

Peça utilizada para a exibição de produto, colocada em ponto-de-venda necessariamente à altura do solo.

211

Display de Balcão ou de Vitrine

Peça utilizada para a exibição de produto, colocada em ponto-de-venda necessariamente em balcão ou vitrine.

212

Display Expositor ou Dispenser

Peça utilizada para a exibição e retirada do produto, folheto ou outro material promocional por parte do consumidor.

213

Balcão ou Quiosque

Estrutura, usualmente temporária, instalada em ambientes de circulação do público-alvo, com finalidade de venda ou demonstração de produto ou serviço.

214

Estande para Feira ou Exposição

Estande instalado em feiras, exposições ou outros eventos multimarcas. Nesta categoria, julga-se o projeto de design do estande, não as ações nele desenvolvidas.

215

Cenografia para Evento Promocional

Conjunto de peças utilizadas para a ambientação, identificação e sinalização de evento promocional.

BRANDING E DESIGN CORPORATIVO

Peça ou conjunto de peças para uso da comunicação de marketing do cliente e que se aproveitem ou reforcem, da forma mais criativa e funcional, da identidade visual da empresa.

301

Papelaria

Conjunto de peças de mesma identidade visual a serem utilizadas no ambiente de escritório do cliente e em suas interações pessoais, tais como papel de carta, envelope, pastas de documentos etc.

302

Identidade Visual para Frota de Veículos

Aplicação da marca ou outros elementos gráficos do cliente em sua frota de veículos.

303

Assinatura, Selo ou Vinheta

Peça de pequenas dimensões ou duração, para identificação da empresa quando aplicada em outros materiais visuais ou objetos.

304

Marca, Símbolo Gráfico ou Logotipo

Elemento gráfico utilizado para identificar, de forma única, qualquer empresa ou indivíduo.

305

Design em Material Promocional

Aplicação de programação visual institucional ou promocional em amostras e brindes diversos (canecas, camisetas etc)

306

Capa de Disco, CD ou DVD

Inclusive CD-Rom e DVD, promocional ou artístico.

307

Capa de Livro ou Caderno

Promocional ou artístico.

308

Programa, Convite ou Comunicado

Peça destinada a informar sobre evento, encontro, decisões etc.

309

Broadside

Peça gráfica normalmente utilizada em lançamento de produto, serviço ou ação promocional, com informações sobre a campanha desenvolvida a respeito.

310

Folheto Promocional

Peça gráfica produzida com poucas folhas, não encadernada, para distribuição personalizada ou em displays take-one.

311

Material Técnico ou Informativo

Catálogo, Manual, Apresentação etc.

312

Publicação Promocional Periódica

Newsletter, house-organ ou similar, que possa comprovar a periodicidade. É fundamental apresentar mais de uma edição para a avaliação.

313

Calendário

Em qualquer formato: de mesa, de parede, objeto etc.

314

Relatório de Diretoria

Peça gráfica normalmente produzida ao final de exercícios fiscais com o objetivo de informar aos acionistas de uma empresa sobre as realizações da diretoria no período. Também engloba Relatórios Sociais.

315

Troféu ou Símbolo Tridimensional

Objeto entregue por mérito ou vitória a competidores de disputas de qualquer natureza.

DESIGN DE EMBALAGEM

Peça ou conjunto de peças para o acondicionamento de produtos de natureza diversa.

401

Design de Embalagem em Madeira

Peça com design original em madeira para utilização de armazenamento e transporte de produto.

402

Design de Embalagem em Metal

 

403

Design de Embalagem em Papel, Papelão ou Similar

Peça com design original em papel, papelão ou similar para utilização de armazenamento e transporte de produto.

404

Design de Embalagem em Plástico, Sintético ou Similar

Peça com design original em plástico, sintético ou similar para utilização de armazenamento e transporte de produto.

405

Design de Embalagem em Vidro

Peça com design original em vidro para utilização de armazenamento e transporte de produto.

406

Embalagem Display

Embalagem que também possa ser utilizada em balcões ou vitrines para a exibição do produto.

407

Embalagem Multipack

Embalagem que acondicione mais de um item de produto, da mesma linha ou não.

408

Embalagem ou Rótulo de Alimento ou Bebida

Arte aplicada em embalagem já padronizada para acondicionamento de alimento ou bebida.

409

Embalagem ou Rótulo de Produto de Uso Pessoal

Arte aplicada em embalagem já padronizada para acondicionamento de produtos de uso pessoal.

410

Embalagem ou Rótulo de Produto para o Lar

Arte aplicada em embalagem já padronizada para acondicionamento de produto para o lar.

411

Embalagem ou Rótulo de Produto Técnico ou Profissional

Arte aplicada em embalagem já padronizada para acondicionamento de produto técnico ou profissional.

412

Embalagem Promocional

Embalagem desenvolvida como peça integrante de campanha promocional.

413

Saco, Sacola ou Papel para Embrulho

Inclusive Papel de Presente.

OS MATERIAIS

Como Cases de Design, Peças Gráficas, Materiais Tridimensionais (como Embalagens, Troféus etc.) apresentam formatos diferentes, recomendamos verificar o documento “Materiais a Apresentar para Julgamento“, disponível no site do Prêmio, pelo menu superior.

PREÇOS

  • Cases de Design: R$ 1.580,00
  • Peças de Design (inclusive Embalagens) – Isoladas: R$ 570,00
  • Peças de Design (inclusive Embalagens) – Conjunto com qualquer número de peças: R$ 850,00