Prêmio Colunistas Digital
O QUE INSCREVER
Podem concorrer ao Colunistas Digital trabalhos de objetivo comercial, social ou institucional originalmente criados para acesso através de computadores, smartfones, tablets ou equipamentos similares através da internet ou bluetooth.
Não serão considerados aqui trabalhos criados originalmente para outros meios, como televisão e cinema, e eventualmente também disponibilizados através das redes sociais.
OS PRÊMIOS
• O júri do Colunistas Digital poderá conceder Diplomas de Ouro, Prata e Bronze nas diversas categorias da premiação.
• Entre os trabalhos premiados com Diplomas de Ouro, poderão ser concedidos os seguintes Grandes Prêmios.
Grande Prêmio de Peça Digital.
Grande Prêmio de Website.
AS CATEGORIAS
DIGITALBanners, popups, layers, websites, hotsites, etc. destinados a visualização através de suportes digitais, como smartphones, tablets, computadores etc. |
|
MERCADOCategorias em que também se levará em conta a adequação ao tipo de produto ou serviço anunciado. |
|
101 |
AlimentosAchocolatados, Balas, Biscoitos, Bombons, Caldos e Sopas, Carnes, Cereais, Chocolates, Condimentos, Confeitos, Enlatados, Frios, Frutas, Iogurtes Cremosos ou Líquidos, Guloseimas, Leite e Derivados, Manteigas, Margarinas e Assemelhados, Massas, Misturas ou Produtos Pré e Semipreparados, Molhos, Pães e Bolos, Rações para Animais Domésticos, Salgados, Sobremesas, Sorvetes |
102 |
Bebidas AlcoólicasAguardentes, Aperitivos, Cervejas, Chopp, Destilados, Licores, Vinhos. |
103 |
Bebidas Não-AlcoólicasÁguas Minerais, Café, Chá, Coolers, Energéticos, Isotônicos, Mate, Refrescos em Pó, Refrigerantes, Sucos Naturais e Artificiais. |
104 |
Cigarros e TabacoCachimbos, Charutos, Cigarrilhas, Cigarros, Fumo em Geral, Papel para Enrolar Fumo. |
105 |
Cosméticos e Produtos De ToaleteAbsorventes, Antiperspirantes e Desodorantes, Aparelhos e Lâminas de Barbear, Bronzeadores ou Protetores Solares, Cotonetes, Cremes e Fios Dentais, Escovas e Pentes em Geral, Fraldas, Papéis Sanitários, Sabonetes e outros Produtos para o Banho, Perfumes e Essências, Produtos de Maquiagem em Geral, Tinturas. |
106 |
Cultura e EducaçãoColégios, Cursos em Geral, Exposições, Fascículos, Festivais, Filmes, Filmes em Vídeo, Gravações Musicais em Disco, Cassete ou CD, Livros, Operas, Peças Teatrais, Shows Musicais, Universidades. |
107 |
EletrodomésticosAspiradores de Pó, Batedeiras, Cafeteiras, Chuveiros Elétricos e Duchas Elétricas, Enceradeiras, Espremedores, Fogões, Fornos, Freezers, Fritadeiras, Geladeiras, Lava-Louças, Lava-Pratos, Liqüidificadores, Máquinas de Costura, Multiprocessadores, Secadoras, Torradeiras, Ventiladores. |
108 |
ImobiliárioAdministradoras de Imóveis, Locação e Vendas (de Apartamentos, Apart-Hotéis, Casas, Centros Comerciais e Shopping Centers, Condomínios, Escritórios, Fazendas, Lojas, Lotes e Terrenos). |
109 |
Institucional Ou CorporativoTrabalhos para qualquer tipo de anunciante, mas que não tenham nenhuma referência específica a determinado produto ou serviço e sim à imagem da empresa ou corporação como um todo. |
110 |
Meios De ComunicaçãoEmissoras de Rádio, Emissoras de Televisão, Jornais, Revistas, Sites ou Portais de Notícias. |
111 |
Mercado PublicitárioAgências de Propaganda, Agências de Promoções, Agências de Web-Design, Produtoras de Áudio, Foto e Vídeo. |
112 |
Móveis, Decoração e Utensílios DomésticosAcendedores, Apetrechos de Cozinha e de Bar, Artigos de Cama, Mesa e Banho, Artesanatos, Aquecedores a Gás, Copos e Cristais, Cozinhas, Cutelaria e Talheres, Equipamentos de Segurança e Comunicação Interna, Ferragens, Lâmpadas e Luminárias, Louças e Baixelas, Materiais de Construção, Materiais Sanitários, Panelas em Geral, Papéis de Parede, Persianas e Toldos, Pisos e Revestimentos, Tapetes e Carpetes, Tubos e Conexões. |
113 |
Política e EleiçõesAssociações de Classe, Cargos Públicos e Privados, Partidos Políticos. |
114 |
Produtos e Serviços Para AgropecuáriaAdubos, Defensivos, Implementos, Inseticidas, Máquinas, Produtos Veterinários, Rações Animais, Sementes e Tratores. |
115 |
Produtos e Serviços AutomotivosAditivos, Acessórios e Peças, Carrocerias, Combustíveis, Lubrificantes, Oficinas Mecânicas e de Lanternagem, Pneus, Postos de Serviços, Recauchutagem, Sistemas de Segurança. |
116 |
Produtos e Serviços Para Comércio e EscritórioArquivos, Computadores, Copiadoras, Empresas Gráficas, Empresas de Limpeza, Empresas de Vale-Refeição e Assemelhados, Fax, Impressoras, Listas Telefônicas, Máquinas de Escrever, Máquinas de Calcular, Material de Escrita, Desenho e Papelaria, Móveis Profissionais, Serviços de Entrega, Serviços e Equipamentos de Manutenção e Segurança, Software e Suprimentos de Informática. |
117 |
Produtos e Serviços ComunitáriosDefesa da Ecologia, Campanhas Educativas de Qualquer Natureza (Trânsito, Eleição, Antidrogas etc), Entidades Filantrópicas e Beneméritas, Igrejas e Cultos, Serviços Assistenciais Públicos e Privados. |
118 |
Produtos e Serviços Para A IndústriaBens, Consultorias, Instalações, Insumos, Maquinarias, Pesquisas de Mercado, Serviços de Carga. |
119 |
Produtos e Serviços De Lazer e RecreaçãoAparelhagens de Áudio e de Vídeo, Aparelhagens de Ginástica ou Esportivas, Baralhos, Bicicletas, Binóculos e Lunetas, Brinquedos em Geral, Equipamento e Material Fotográfico, Fliperamas, Instrumentos Musicais, Jet-Skys, Jogos em Geral, Lanchas, Locadoras de Vídeo e Videogames, Loterias, Computadores e Tablets Pessoais, Modelismo, Projetores, Serviços de Revelação Fotográfica, Trailers, Videocâmeras, Videogravadores, Videogames e Cartuchos. |
120 |
Produtos e Serviços De Limpeza e Manutenção Do LarAdesivos, Abrasivos, Amaciantes de Roupas, Assistências Técnicas e Serviços de Consertos, Ceras, Detergentes Líquidos e em Pó, Esponjas de Limpeza e Assemelhados, Equipamentos de Jardinagem, Equipamentos para Piscinas, Furadeiras, Gás Engarrafado, Inseticidas e Repelentes, Limpadores Concentrados e Multiuso, Lixeiras e Sacos para Lixo, Papéis Laminados, Papéis-Toalha, Pilhas, Sabões em Barra e Assemelhados, Solventes, Tintas, Vassouras, Velas. |
121 |
Produtos e Serviços Médicos, Farmacêuticos e De SaúdeAcademias de Ginástica, Ambulâncias e Serviços de Remoção, Adoçantes Artificiais, Analgésicos, Clínicas e Hospitais, Compostos Vitamínicos, Institutos de Beleza, Lentes de Contato e para Óculos, Medicamentos em Geral, Produtos Dietéticos ou Emagrecedores, Produtos para Curativos e Enfermagem (Esparadrapos etc.), Produtos Éticos, Spas, Tratamentos Capilares, Veterinárias. |
122 |
Produtos e Serviços PúblicosÁgua e Esgotos, Cemitérios, Comunicações de Governo e Órgãos Públicos em Geral, Correios, Gás Encanado, Impostos, Luz, Obras Públicas, Paramédicos, Saúde Pública, Transportes Públicos, Segurança Pública. |
123 |
Produtos e Serviços de TelecomunicaçõesServiços de Telefonia Pública ou Privada, Local ou Interurbano, Sistemas e Equipamentos de Telefonia (inclusive Telefone Celular, ISDN, ADSL etc.) e Serviços de Atendimento Telefônico, Provedores de Acesso à Internet, Televisão a Cabo, Televisão por Satélite, Televisão por Assinatura. |
124 |
Serviços Financeiros e De SegurosBancos, Bolsas de Valores, Câmbio e Cheques de Viagens, Capitalização, Cartões de Crédito, Consórcios, Corretoras e Distribuidoras de Valores, Empresas de Crédito e Poupança, Financeiras, Fundos e Investimentos, Seguros em Geral, Seguros de Saúde. |
125 |
Turismo, Transportes e Diversões PúblicasAgências de Viagens, Campings, Casas Noturnas, Cassinos, Complexos e Destinos Turísticos, Empresas Aéreas e de Navegação, Feiras, Hotéis e Assemelhados, Jardins Botânicos, Jardins Zoológicos e Assemelhados, Parques Aquáticos, Parques de Diversões, Planetários, Serviços de Locação de Automóveis, Transportes Urbanos e Rodoviários. |
126 |
Varejo De Grande PorteLojas de Departamento, Redes de Mais de 15 lojas de Qualquer Setor, Shopping Centers, Supermercados e sites de e-comércio de empresas que se enquadrem nesta categoria. |
127 |
Varejo De Pequeno e Médio PorteArmarinhos, Bares, Bazares, Butiques, Delicatessen, Farmácias e Drogarias, Lanchonetes e Fast food, Lojas de Conveniência, Óticas, Padarias e Confeitarias, Redes de Até 15 lojas de Qualquer Setor, Revendas e Concessionárias de Veículos, Restaurantes, Outras Lojas Especializadas, Sites de Leilões e sites de e-comercio de empresas que se enquadrem nesta categoria. |
128 |
Veículos Pessoais e ProfissionaisAutomóveis de Passeio, Aviões, Caminhões, Furgões, Motos, Navios, Ônibus, Utilitários. Atenção: exclusivamente comunicação de marca. |
129 |
Vestuário e Acessórios PessoaisAdereços, Aviamentos, Armações de Óculos, Artigos de Couro, Bolsas e Malas, Calçados e Assemelhados, Jóias, Lãs e Linhas, Lingerie e Roupas Intimas, Relógios e Canetas Especiais, Roupas e Materiais Esportivos, Roupas Infantis, Femininas e Masculinas, Tecidos. |
130 |
Websites, Portais e Serviços OnlineTrabalhos voltados para a divulgação de sites na Internet. Atenção que a categoria não é para inscrição de Websites, mas de peças e campanhas que promovam websites, portais e serviços online de empresas e instituições. |
131 |
Produtos e Serviços DiversosExclusivamente para os que não se encaixem nas categorias anteriores. |
APRESENTAÇÕES ESPECIAISCategorias julgadas levando em conta seus formatos ou utilizações, independentemente do mercado do cliente. |
|
201 |
OportunidadeTrabalhos que denotem claramente terem sido criados aproveitando uma oportunidade inesperada (uma notícia, um acontecimento imprevisto etc.). Aqui também são válidos apenas trabalhos veiculados. |
202 |
Datas PromocionaisTrabalhos publicitários referentes a datas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia da Criança e Páscoa |
203 |
Datas InstitucionaisTrabalhos publicitários referentes a datas como aniversários, dias santos, dias comemorativos de profissionais etc.Diferenciam-se das Peças de Oportunidade porque podem ter sido criadas com antecedência. |
204 |
Ação de Comunicação em Rede SocialComunicação publicitária ou institucional que atinja seu público alvo através de redes sociais como Facebook, Twitter, Google+ etc |
205 |
Peça InterativaTrabalhos publicitários que de alguma forma interajam com o seu público alvo. |
206 |
Fanpage em Mídia SocialPáginas de mídia social assinadas pelo anunciante para relacionamento com seu público-alvo. |
207 |
Jogo OnlineTrabalhos que comuniquem os objetivos de marketing do cliente através de jogos com pontuação e/ou disputa entre os participantes. |
WEBSITESCanais de comunicação online de empresas ou instituições para fins de mercado, institucionais, sociais, projetos temporários etc. e que estejam disponibilizados em endereço (URL) próprio. |
|
301 |
Website de Produto de ConsumoAlimentos, Guloseimas, Bebidas Alcoólicas e Não-Alcoólicas, Medicamentos, Suplementos, Cosméticos, Produtos de Toalete, etc. |
302 |
Website de Bens DuráveisBens de Capital e Produtos de Consumo de Uso Duradouro, como Automóveis, Mobiliário, Eletrodomésticos etc. |
303 |
Website de ServiçoFinanceiros, Telecomunicações, Médicos etc. |
304 |
Website de Produto ou Serviço Técnico ou ProfissionalManutenção de Equipamentos, Softwares para Uso Profissional, Serviços de Entrega, etc. |
305 |
Website de Produto ou Serviço Business-to-BusinessInclui Comércio, Indústria e Agropecuária |
306 |
Website de VarejoObrigatoriamente assinada por empresa de varejo, como rede de lojas, supermercado, shopping etc. |
307 |
Website de Produto Cultural ou de LazerExposições, Filmes, Brinquedos, Eletrônicos, Mídia etc. |
308 |
Website Social ou ComunitárioWebsite Social ou Comunitário |
309 |
Website de Endomarketing e IncentivoQue seja voltado para públicos internos ou intermediários ou estimule os usuários a participar de programa contínuo que vise ao atingimento de metas de venda, consumo ou comportamento pré-determinados. |
310 |
Website de Produtos e Serviços DiversosExclusivamente para os que não se encaixem nas categorias anteriores. |
OS MATERIAIS
- As inscrições serão feitas através da informação de um link (URL) no qual o trabalho possa ser visualizado. Este link deverá ser inserido no sistema de inscrição.
- Para cada inscrição deverá ser fornecida uma URL. Para apresentar várias peças de mídia digital em uma inscrição (como série ou que façam parte de um mesmo case ou campanha) crie uma página de entrada (Landing Page) que contenha os links para todas as peças e coloque esta página no servidor de sua preferência, preenchendo a URL desta página de entrada na ficha de inscrição. No caso de ter uma peça que concorra isoladamente e também como parte de série ou campanha de mídias integradas, apresente uma URL diferente para cada ficha de inscrição.
- É permitida a utilização destas “páginas de entrada” para incluir uma sinopse ou informações adicionais sobre o material inscrito. Estas páginas deverão conter o link para a visualização da peça ou o próprio trabalho embutido, inclusive aqueles sediados em sites de compartilhamento.
- O campo para preenchimento das URLs no programa de inscrição aceita até 90 caracteres, o que é suficiente para a grande maioria dos endereços usuais de internet. No caso de links para páginas do Facebook (ou semelhantes), que possam ultrapassar este limite, utilize sites encurtadores como bit.ly, migre.me ou goo.gl.
- As páginas em que as peças inscritas forem exibidas deverão reproduzir, da melhor forma possível, o contexto em que o material foi originalmente exibido.
- É possível fornecer como URL a localização do trabalho em sites de compartilhamento, como Youtube, Vimeo, Slideshare etc. Neste caso, a URL deverá apontar diretamente para o trabalho concorrente, e não para canais que obriguem o jurado a localizar a peça inscrita entre várias outras exibidas.
- Procure hospedar seus materiais em domínios e servidores estáveis, que permitam que o trabalho inscrito esteja disponível para visualização. Trabalhos que não possam ser acessados serão desclassificados.
- Não utilize sites de hospedagem de arquivos como Dropbox, Sendspace, 4Shared ou Rapidshare, que obriguem a que se faça download do trabalho. A URL deve permitir a visualização imediata do trabalho armazenado.
- As peças devem ter acesso liberado, SEM SENHAS. Em páginas integradas a redes sociais, será admitido login apenas através do Facebook e Twitter.
- Após digitar as fichas técnicas no app InscrevePC, recomendamos imprimir o relatório “Listagem de Mídia Digital e Websites e suas URL”, para controlar os links para as páginas que devem ser apresentadas.
- Se forem necessárias explicações adicionais para a melhor compreensão do trabalho — ou demonstração de como foi aplicado –, recomendamos que também seja produzida uma apresentação visual, do tipo Power Point ou Keynote, que deverá ser postada em sites como Google Docs (de preferência) ou similar. Ou um videocase postado no Youtube ou Vimeo. Em ambos os casos, não utilize senhas para acesso à visualização.
Não recomendamos mais o uso do SlideShare, visto que vem exigindo login para permitir visualizações.
Outras informações podem ser conseguidas também na página “Materiais a Apresentar para Julgamento”, disponível no site do Prêmio.
OS PREÇOS
Peças Digitais Isoladas: R$ 510,00
Peças Digitais em Séries (por peça): R$ 410,00
Séries são conjuntos de peças, sem limite de quantidade, criadas para um mesmo produto (ou linha de produtos), e que tenham alguma clara identificação entre si, como tema, conceito visual etc.
As Séries concorrem com as Peças Isoladas das respectivas Categorias.
Websites: R$ 990,00