Materiais a Apresentar para Julgamento

IMPORTANTE:

Todos os trabalhos apresentados ao Prêmio Colunistas
devem estar liberados para exibição pública.

Filmes

  • As peças devem ter, preferencialmente, até 3 minutos de duração, devendo ser apresentadas através de seus links (URL) para os sites de visualização de vídeos Youtube ou Vimeo, inseridos no campo “Filmes” do sistema de inscrição.
  • Para enviar seus trabalhos para o Youtube ou para o Vimeo, é só criar uma conta gratuita diretamente naqueles sites.
  • O vídeo não pode ter senha de acesso ou qualquer obrigatoriedade de login para ser assistido. Mas você pode definir, no Youtube ou no Vimeo, que ele seja “não-listado” publicamente (não localizável através de busca).
  • Prefira fazer o upload de vídeos em alta qualidade, para que possam ser assistidos em tela cheia.
  • Não inclua as claquetes nos trabalhos a serem enviados.
  • Importante: Cada URL indicada no preenchimento da Ficha Técnica deve levar diretamente ao trabalho concorrente, não a páginas de canais ou da empresa.
  • Após digitar as Fichas Técnicas no app InscrevePC, recomendamos imprimir o relatório “Listagem de Materiais Online”, para controlar as peças que devem ter sua URL informada.
  • Se forem necessárias explicações adicionais para a melhor compreensão do trabalho — ou demonstração de como foi exibido –, recomendamos que também seja produzida uma apresentação visual, do tipo Power Point ou Keynote, que deverá ser postada em sites como Google Docs — de preferência –,  ou similar. Ou um videocase postado no Youtube ou Vimeo.
    Não recomendamos mais o uso do SlideShare, visto que vem exigindo login para permitir visualizações.
  • IMPORTANTE: Ao subir a apresentação para os sites acima, confirme que não estão fechadas para visualização e que possam ser vistas por todos!!

Fonogramas

  • As peças devem ter, preferencialmente, até 3 minutos de duração, devendo ser apresentadas através de seus links (URL) no site SoundCloud, inseridos no campo “Rádio” do sistema de inscrição.
  • IMPORTANTE:Nao insira URLs de listas. Cada fonograma deve ter sua URL inserida separadamente no sistema.
  • Após digitar as fichas técnicas no InscrevePC, recomendamos imprimir o relatório “Listagem de Materiais Online”, para controlar as peças que devem ter a sua URL informada.
  • Se forem necessárias explicações adicionais para a melhor compreensão do trabalho — ou demonstração de como foi aplicado –, recomendamos que também seja produzida uma apresentação visual, do tipo Power Point ou Keynote, que deverá ser postada em sites como Google Docs, de preferência. Ou um videocase postado no Youtube ou Vimeo.
  • IMPORTANTE: Ao subir a apresentação para os sites acima, confirme que não estão fechadas para visualização e que possam ser vistas por todos!!

Peças Gráficas

  • As peças devem ser entregues em arquivo digital JPG, em cor RGB, com 300dpi e dimensões máximas de 3500 pixels X 2400 pixels (em qualquer orientação), qualidade Alta (60%) e peso inferior a 3Mb.
  • Se editar no Photoshop, evite salvar o JPG como “Progressive”. Prefira qualquer uma das opções “Baseline”.
  • O próprio InscrevePC deve ser utilizado para localizar o seu arquivo JPG e inseri-lo nas pastas corretas do sistema. Após a importação, a peça será renomeada no padrão “NomeDaAgencia – TituloDoTrabalho(jor).jpg”, “NomeDaAgencia – TituloDoTrabalho(rev).jpg”, etc., conforme o caso.
  • Use borda na imagem exclusivamente se necessitar acrescentar algum texto explicativo.
  • Em casos de peças com apliques ou que sejam melhor analisadas pelo júri através da peça produzida, é possível também apresentá-la, montada ou embalada em envelope montado em cartão rígido no tamanho máximo A2 (594cm X 420cm), tendo em seu verso a respectiva Etiqueta de Identificação, conforme impressa pelo InscrevePC.
  • Materiais impressos com duas faces ou que necessitem ser manuseados (como publicações, convites etc.) devem ser colocados em envelopes ou bolsas transparentes colados à prancha.
  • Após digitar as fichas técnicas no app InscrevePC, recomendamos imprimir os relatórios “Listagem de Inscrições e seus arquivos JPG”, para controlar as peças que devem ser apresentadas.
  • Se forem necessárias explicações adicionais para a melhor compreensão do trabalho, recomendamos que também seja produzida uma apresentação visual, do tipo Power Point ou Keynote, que deverá ser postada em sites como Google Docs, de preferência. Ou um videocase postado no Youtube ou Vimeo).
  • IMPORTANTE: Ao subir a apresentação para os sites acima, confirme que não estão fechadas para visualização e que possam ser vistas por todos!!

Peças Digitais

  • As inscrições serão feitas através da informação de links (URL) nos quais os trabalhos possam ser visualizados. Estes links deverão ser inserido no sistema de inscrição.
  • Exclusivamente para peças de mídia digital que façam parte de um mesmo case ou campanha, você pode criar uma página de entrada (Landing Page) que contenha todos os links. Coloque esta página no servidor de sua preferência, preenchendo a URL desta página de entrada na ficha de inscrição. Mas não esqueça que esta página deverá estar disponível também depois do julgamento, se o trabalho for premiado.
  • É permitida a utilização destas “páginas de entrada” para incluir uma sinopse ou informações adicionais sobre o material inscrito. Estas páginas deverão conter o link para a visualização da peça ou o próprio trabalho embutido, inclusive aqueles sediados em sites de compartilhamento.
  • As páginas em que as peças inscritas forem exibidas deverão reproduzir, da melhor forma possível, o contexto em que o material foi originalmente exibido.
  • É possível fornecer como URL a localização do trabalho em sites de compartilhamento, como YoutubeVimeo,  etc. Neste caso, a URL deverá apontar diretamente para o trabalho concorrente, e não para canais que obriguem o jurado a localizar a peça inscrita entre várias outras exibidas.
  • Procure hospedar seus materiais em domínios e servidores estáveis, que permitam que o trabalho inscrito esteja disponível para visualização mesmo depois de premiados. Trabalhos que não possam ser acessados serão desclassificados.
  • Não utilize sites de hospedagem de arquivos como Dropbox, Sendspace, 4Shared ou Rapidshare, que obriguem a que se faça download do trabalho. A URL deve permitir a visualização imediata do trabalho armazenado.
  • As peças devem ter acesso liberado, SEM SENHAS. Em páginas integradas a redes sociais, será admitido login apenas através do Facebook e Twitter. No caso de websites que exijam cadastramento do usuário, solicitando e-mail e senha, o responsável pela inscrição deverá pré-cadastrar, como login, juri ou, se for necessário um e-mail, juri@colunistas.com.br, e, como senha, “colunistas“.
  • Após digitar as fichas técnicas no InscrevePC, recomendamos imprimir o relatório “Listagem de Materiais Online e suas URL”, para controlar os links para as páginas que devem ser apresentadas.
  • Se forem necessárias explicações adicionais para a melhor compreensão do trabalho — ou demonstração de como foi aplicado –, recomendamos que também seja produzida uma apresentação visual, do tipo Power Point ou Keynote, que deverá ser postada em sites como Google Docs, de preferência. Ou um videocase postado no Youtube ou Vimeo.
  • IMPORTANTE: Ao subir a apresentação para os sites acima, confirme que não estão fechadas para visualização e que possam ser vistas por todos!!

 

Peças Tridimensionais

  • Independente de a empresa desejar enviar para o julgamento a peça original — o que não é obrigatório –, a inscrição deverá ser feita através da apresentação de arquivo digital JPG, em cor RGB, com 300dpi e dimensões máximas de 3500 pixels X 2400 pixels (em qualquer orientação), qualidade Alta (60%) e peso inferior a 3Mb.
  • Se editar no Photoshop, evite salvar o JPG como “Progressive”. Prefira qualquer uma das opções “Baseline”.
  • No caso de haver o envio da peça original (ou conjunto de peças), o material deve ser entregue acompanhado da Etiqueta de Identificação da inscrição, conforme gerada pelo sistema InscrevePC.
  • Para melhor avaliação dos trabalhos, recomendamos que também seja produzida uma apresentação visual, do tipo Power Point ou Keynote (postada em sites como Google Docs, de preferência, ou um videocase (postado no Youtube ou Vimeo). Em ambos os casos, não utilize senhas para acesso à visualização.
  • IMPORTANTE: Ao subir a apresentação para os sites acima, confirme que não estão fechadas para visualização e que possam ser vistas por todos!!
  • No caso de materiais de dimensões superiores ao tamanho A2 (594mm X 420mm) ou materiais tridimensionais de grandes proporções, os custos de transporte para o julgamento nacional, caso a peça seja premiada com medalha de Ouro, serão repassados à empresa responsável pela inscrição.

Cases

  • Cases são projetos de média a longa duração, que comumente envolvem diferentes ações e materiais de Propaganda, Promo ou Design, permitindo uma análise comparativa entre a situação anterior do mercado, o problema de comunicação do cliente e os resultados obtidos. Os cases também são analisados pelo seu caráter inovador e eficiência para o cliente.
  • Os cases devem ser preparados como uma apresentação de slides, preparada por softwares como PowerPoint ou Keynote. Veja abaixo como inserir os dados da sua apresentação.
  • O conteúdo da apresentação para Cases deverá incluir os seguintes capítulos:
    A) Resumo do Case.
    B) Descrição sucinta do Cliente, seu Mercado e seu Problema.C) Estratégia de Comunicação e seus Objetivos.
    D) Imagens das Peças e Ações Desenvolvidas.
    E) Resultados Obtidos.
  • Os Cases de Mídia Integradas permitem a apresentação, em separado, das respectivas peças produzidas para o cliente, devendo este material ser apresentado de acordo com as respectivas orientações neste documento.
  • Também é possível apresentar um videocase como adicional à apresentação em slides. Veja abaixo como incluir seu videocase na inscrição.
  • Como as apresentações dos cases serão disponibilizadas na Internet, suas informações devem ser de livre acesso aos jurados e ao público.

Apresentações

  • Para o Colunistas, “Apresentações” são sequências de pranchas que você prepara no PowerPoint ou Keynote e insere no sistema InscrevePC fornecendo o link (URL) para que elas sejam visualizadas em sites externos como  Google Docs.
    Recomendamos o Google Docs porque ele tem hoje a melhor plataforma. Nele, você pode subir seu Power Point com os comerciais do YouTube do seu trabalho.
    O importante é só lembrar que o Google Docs limita seu PPT ou Keynote a 100Mb.
    Siga estas dicas:
    • Após fazer o upload na sua conta, vá no menu do Docs em “Arquivo / Compartilhar / Publicar na Web”.
    • Na janelinha de “Publicar na Web”, marque “Iniciar a apresentação de slides assim que o player for carregado”.
    • Daí é só copiar o link gerado para a apresentação e inserir no campo correspondente do sistema InscrevePC. 
  • IMPORTANTE: Ao subir a apresentação para os sites acima, confirme que não estão fechadas para visualização e que possam ser vistas por todos!!
  • NÃO MANDE A APRESENTAÇÃO EM PRANCHA ÚNICA!!!! – Ela será vista na tela. Divida a informação.
  • O conteúdo da apresentação deverá incluir, sempre que possível, os seguintes capítulos:
    A) Resumo da Apresentação.
    B) Descrição do Problema a Ser Resolvido
    C) Estratégia da Comunicação.
    D) Imagens das Peças e Ações Desenvolvidas.
    E) Resultados Obtidos.
  • O nível de detalhamento dos capítulos das apresentações fica a critério (e de acordo com o bom senso) do concorrente, que poderá, inclusive, acrescentar ilustrações, croquis, plantas, aplicações de marca, fotos e adendos (clippings, cartas etc.), assim como links para websites, vídeos etc. que julgar necessários para permitir aos jurados avaliarem melhor o projeto.
  • Considerando que a tela do computador é no formato horizontal, caso prepare sua apresentações no formato PDF, escolha a disposição “Paisagem” para criar seus slides, permitindo uma melhor avaliação pelos jurados.
  • O acesso às apresentações deve ser livre para os jurados e para o público, não sendo admitidas senhas ou o uso de URLs secretas.
  • NÃO USE encurtadores de URL se o link tiver menos de 100 caracteres.
  • Não coloque links para arquivos compactados (.zip ou .rar), que exijam download para serem visualizados.
  • A Abracomp produziu um conjunto de Dicas e Exemplos de Como Preparar Suas Apresentações, disponíveis em nosso site e através do menu Documentos do software de inscrição. Consulte antes de finalizar as suas apresentações.

Videocases

  • Videocases devem ser obrigatoriamente apresentados através de seus links (URL) para os sites Youtube (de preferencia) ou Vimeo, inseridos no campo “Videocases” do sistema de inscrição.
  • O vídeo pode ser “não-listado” (não aparecer em busca pública), mas deve estar SEM SENHA de acesso ou obrigatoriedade de login.
  • Os videocases não devem exceder 2’30” de duração.